Angola. Em dezembro de 2019, o apóstolo de distrito Rainer Storck viajou para Angola durante duas semanas. Neste período visitou várias comunidades no Norte do país e dirigiu alguns seminários. A sua visita também se destinou à preparação da viagem do apóstolo maior ao país sul-africano em janeiro de 2020.
O apóstolo de distrito Rainer Storck aproveita as viagens mais longas a Angola no fim do ano para visitar comunidades em zonas mais remotas do país. Desta vez, o destino era o Norte do país. Alguns voos domésticos planeados não se realizaram conforme planeados, pelo que o grupo de viajantes, que também incluía o apóstolo de distrito adjunto João Uanuque Misselo e o apóstolo Dimitrios Diniz, teve de recorrer ao jipe, percorrendo trajetos significativamente mais longos.
Na sexta-feira, dia 6 de dezembro de 2019, partiram da capital Luanda rumo a Uíge. A viagem de 350 quilómetros demorou seis horas. Chegados ao destino, o apóstolo de distrito celebrou um serviço divino para os 1450 crentes que reuniram na nova igreja central inaugurada em junho de 2018 (cf. relatado). Em seguida, o apóstolo de distrito ainda se reuniu com os ministros distritais da região e explicou alguns detalhes da conceção do ministério reformada da Igreja Nova Apostólica aos 18 participantes.
No sábado, a viagem continuou para Maquela do Zombo, a 350 quilómetros de distância. Para a viagem de quatro horas, o governador da província disponibilizou uma escolta policial ao grupo de viajantes. O grupo foi ainda acompanhado por uma ambulância.
Às 18 horas realizou-se uma reunião para ministros distritais e dirigentes de comunidade na igreja 4 de fevereiro. Nesta ocasião, o apóstolo de distrito Storck também explicou alguns detalhes da conceção do ministério aos 96 participantes.
Na manhã de domingo, 3000 crentes reuniram-se no “Clube Multiuso” em Maquela do Zombo para assistirem ao primeiro serviço divino oficiado por um apóstolo de distrito naquela região. O apóstolo de distrito recorreu ao texto bíblico de João 3,19.21 («E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.») e salientou a necessidade de as pessoas se sujeitarem ao julgamento à luz de Cristo, de reconhecerem os próprios erros e se tornarem melhores.
O serviço divino foi traduzido ao altar do alemão para o português e para o idioma regional Kikongo. Serviram de intérpretes o apóstolo Diniz e o evangelista de distrito Futi Muekono. O evangelista de distrito de 32 anos deverá receber o ministério de apóstolo em janeiro de 2020.
Durante a tarde, o grupo viajou de volta para Luanda, passando por Uíge. A viagem demorou cerca de dez horas. Para a segunda-feira, dia 9 de dezembro de 2019, estavam previstas reuniões na administração da Igreja com o apóstolo de distrito adjunto Misselo e o chefe da administração, o apóstolo Carlos da Cruz Mafo.
Na terça-feira, o grupo embarcou numa viagem mais longa de jipe; desta vez, para Soyo no Noroeste do país. A cidade encontra-se junto à foz do rio Congo e, por conseguinte, da fronteira com a República Democrática do Congo. A cidade alberga um grande porto petrolífero. A viagem de 440 quilómetros demorou cinco horas. No local de destino, 38 dirigentes distritais e de comunidade aguardavam o apóstolo de distrito, que lhes explicou alguns detalhes da conceção do ministério.
Na manhã de quarta-feira, 3000 crentes reuniram-se dentro e à volta da igreja Soyo-Luz para assistirem ao serviço divino. Também este serviço divino foi o primeiro oficiado por um apóstolo de distrito naquela região. O apóstolo de distrito incumbiu dois dirigentes distritais e nomeou dois dirigentes distritais adjuntos. Depois do serviço divino, o apóstolo de distrito ainda teve algumas conversas com os crentes.
Em seguida, regressaram diretamente para Luanda, pois no dia seguinte estavam previstas mais reuniões na administração da igreja, que contavam com entrevistas a engenheiros. O departamento de construção nesta região deverá ser reforçado, pois haverá muitos trabalhos de saneamento e de renovação nos anos vindouros.
Na sexta-feira, dia 13 de dezembro de 2019, o apóstolo de distrito Storck celebrou um serviço divino no centro cultural de Catete, uma localidade a aprox. 60 quilómetros a este da capital Luanda. 274 participantes puderam ouvir a prédica.
À tarde, o apóstolo de distrito inaugurou uma nova igreja em Luanda, para a comunidade de Viana Zango 3. Para este evento, 637 participantes reuniram-se à porta do edifício, alguns em tendas e cabanas. Num período de quatro meses foi construída uma simples igreja padrão com 300 lugares. Este tipo de edifício pode ser construído de forma flexível e económica, com 100, 200 ou 300 lugares.
Os dirigentes distritais e os representantes dos 33 distritos de Luanda estavam convidados para participarem numa reunião no sábado. O apóstolo de distrito abordou os assuntos da filiação tribal e da conceção do ministério com os 62 participantes. No que respeita as diferentes tribos, o apóstolo de distrito explicou que, na Igreja, as respetivas filiações não deverão ter importância nas decisões. Cristo também terá sempre dado mais importância à índole da pessoa e não à origem ou filiação tribal.
Por último, para finalizar a viagem, o apóstolo de distrito oficiou um serviço divino na manhã de domingo, na igreja central de Luanda-Palanca, para cerca de 1500 participantes. O apóstolo de distrito mostrou-se impressionado com as fascinantes contribuições musicais do coro e da orquestra.
© Igreja Nova Apostólica Portugal