Alemanha Ocidental/Waltrop. O apóstolo maior Jean-Luc Schneider escolheu o lema “Cristo liberta” para o ano 2020. Os primeiros serviços divinos do novo ano nas comunidades novas-apostólicas abordaram este tema principal. O apóstolo de distrito Rainer Storck oficiou o serviço divino de 5 de janeiro de 2020 em Waltrop, Alemanha. A base para os serviços divinos no início do ano foi o texto bíblico de Gálatas 5,1: «Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão.»
No início da prédica, o apóstolo de distrito Rainer Storck salientou que as pessoas na Europa usufruem de liberdades que nem sequer existem noutras regiões o planeta. Para exemplificar, referiu a liberdade de expressão, a liberdade de escolher o local de residência, a liberdade religiosa ou a liberdade de escolher o/a cônjuge e os amigos livremente. “Podemos dar-nos por felizes por termos estas liberdades todas.”
Apesar da panóplia de liberdades de que desfrutam, também há regras. “A nossa liberdade acaba quando interfere com a liberdade do nosso próximo.” Só Deus é livre de todas as restrições: “Ele é Omnipotente, Omnipresente e Omnisciente.” Porém, também Cristo foi sempre livre, tendo resistido ao pecado, falado livremente e agido no sentido do Evangelho, livre das convenções humanas, por exemplo, ao lidar com mulheres e doentes.
Ao mesmo tempo, Cristo abre caminho à liberdade: “Ele mostra-nos o caminho à vida eterna – para lá dos limites da morte.” Salienta ainda que o sacrifício de Cristo liberta o Homem, através do perdão dos pecados. Mas para que assim seja, é necessário haver arrependimento.
Para que se possa vivenciar esta liberdade, o apóstolo de distrito encorajou os participantes a superarem a inveja, o aborrecimento e a amargura. “É possível consegui-lo se perdoarmos à pessoa que provoca estas emoções. Isto também liberta.” Ao mesmo tempo, é também importante que trabalhemos em nós, para superarmos fraquezas e defeitos. “O melhoramento consciente da minha pessoa faz-me ser mais livre.”
Por último, o apóstolo de distrito encorajou os participantes a aceitar as dádivas do Espírito Santo e a deixá-lo atuar. “Isto faz-nos ser mais livres na confissão da fé e na proclamação do Evangelho.”
“Que o lema ‘Cristo liberta’ desencadeie uma certa dinâmica nas comunidades neste ano” foi o desejo que o apóstolo de distrito expressou.
Ao cooficiar, o apóstolo Thorsten Zisowski (região Noroeste) questionou até que ponto nós somos realmente livres – por exemplo, no que concerne a avalanche de informação oferecida. “Também tens a liberdade de poderes dizer ‘não’?” foi a questão que colocou à comunidade.
O bispo Manfred Bruns (região Noroeste) focou-se na liberdade espiritual. “Mesmo que sejamos livres na vida, continuamos a cometer erros e a pecar.” Só Cristo oferece o perdão, concedendo-nos novamente a liberdade.
A razão pela visita do apóstolo de distrito a Waltrop (distrito Herne) foram as Bodas de Ouro do apóstolo Nicoló Augello e da sua esposa Dietlind (relato por publicar).
© Igreja Nova Apostólica Portugal