Depois de 31 anos e 8 meses de serviço na Igreja, Hermann Bethke aposentou-se na passagem de ano. O ministro de 67 anos trabalhou no departamento das áreas assistidas no estrangeiro e durante muitos anos prestou assistência aos países de língua portuguesa da área de apóstolo de distrito. Ao todo, realizou 290 viagens ao estrangeiro durante esse período.
"Em primeiro lugar, Deus merece um grande agradecimento por tudo o que vivi e pela proteção que Ele me deu", assim resumiu Hermann Bethke o fim da sua atividade profissional para a Igreja Nova Apostólica. No início de janeiro ele foi dispensado da administração da Igreja durante um evento comemorativo. Já em dezembro o evangelista havia sido aposentado no seu ministério eclesiástico pelo apóstolo de distrito Rainer Storck no serviço divino em Hörde (Dortmund).
Nos seus 31 anos no ativo para a Igreja, Hermann Bethke fez 290 viagens ao estrangeiro, das quais 120 à Rússia, 34 a Angola, 30 à Guiné-Bissau e 25 a São Tomé e Príncipe. Dos mais de 11 000 dias de trabalho para a Igreja, ele esteve na estrada por um total de 3332 dias, ou seja, mais de nove anos. Ele fala fluentemente português, russo e também inglês.
Mas como conseguiu ele este trabalho? Em 1982, Hermann Bethke fora encarregado de fundar um coro português no distrito de Osnabrück. Os doze jovens membros da Igreja divertiram-se muito e participaram regularmente dos serviços divinos na Igreja. O então apóstolo Reinhold Skielka ouviu falar disto e pediu ao sacerdote Bethke para ajudar em Portugal, onde a Igreja Nova Apostólica tinha fundado novas comunidades. O facto de ter aprendido português para o trabalho do coro foi uma grande vantagem para ele.
Foi no dia 17 de janeiro de 1983 que ele se sentou pela primeira vez no avião rumo ao Algarve, Portugal. A sua tarefa lá consistia em fortalecer o canto na comunidade e o canto coral. Para além das suas atividades profissionais, foi voluntário de 1984 a 1988 durante cerca de 50 a 60 dias por ano em Portugal e nos Açores. Além da música, também rapidamente assumiu outras tarefas do âmbito organizacional e da assistência pastoral.
Na segunda-feira de Páscoa de 1988, Hermann Bethke regressou de uma viagem aos Açores via Lisboa. No aeroporto de Lisboa encontrou o apóstolo de distrito Hermann Engelauf, com quem falou sobre as suas atividades. Uma hora depois, na área de transferência do aeroporto de Lisboa, tinha em suas mãos uma confirmação de contratação do presidente da Igreja por escrito e um pedido de se demitir do seu emprego anterior. Isso foi a 4 de abril de 1988.
Em 1 de maio de 1988 foi o seu primeiro dia de trabalho na administração da igreja. A descrição das suas funções era a seguinte: fazer viagens missionárias, principalmente para o Brasil. A 5 de maio de 1988, Hermann Bethke voou pela primeira vez com o apóstolo Nicoló Augello para Recife, no Brasil. Seguiu-se outra viagem em julho, após a qual passou três meses em Recife, de setembro a dezembro de 1988. Lá cuidava das comunidades de Recife e arredores e da pequena administração. Seguiram-se mais viagens ao Brasil.
Em 1989, Hermann Bethke mudou-se para o recém-fundado departamento missionário, sob a direção dos apóstolos Klaus Dieter König e Armin Brinkmann. A partir daí foi recebendo novas tarefas, como o planeamento das viagens dos assistentes pastorais aos países assistidos, a recolha de dados estatísticos ou a criação de crónicas. Para além de Portugal, outros países rapidamente se juntaram à sua área de atividade: em 1990, a Lituânia, depois a Letónia, Kaliningrado e regiões do norte da Rússia, como Murmansk. Durante este tempo, ele também aprendeu a língua russa.
E continuou a viajar para estas áreas. Em 1993, foram fundadas comunidades nas repúblicas da Carélia e de Komi. Até à transferência dos territórios russos para a Igreja Regional de Berlim-Brandenburgo em 2005, a Renânia do Norte-Vestefália era também responsável por Arcangel. Neste contexto, Hermann Bethke atuou como "intermediário" entre os apóstolos e os assistentes pastorais locais.
Hermann Bethke também se ocupou cada vez mais com as estatísticas nas Igrejas Regionais assistidas. Em 2002, o Brasil tornou-se uma área de apóstolo de distrito independente. Juntamente com o apóstolo Augello ele entregou os dados estatísticos processados à administração em Brasília. A partir de 2002, ele passou ainda a ser responsável pelo relatório estatístico anual da área de apóstolo de distrito de Renânia do Norte-Vestefália para a Igreja Nova Apostólica Internacional. Em 2018, as 22 áreas já tinham crescido para mais de 40. Durante este tempo, os processos foram sendo cada vez mais digitalizados.
Em 2005, começou uma nova era no trabalho de Hermann Bethke com a ordenação do apóstolo Brinkmann como apóstolo do distrito. Passou então a assistir os países Angola, Guiné-Bissau (a partir de 2008), Cabo Verde, Timor Leste, Portugal, e São Tomé e Príncipe a nível organizacional, por incumbência do apóstolo de distrito. Ao fazê-lo, ele agiu como "intermediário" na área organizacional. Por exemplo, planeava as viagens do apóstolo de distrito, organizava seminários locais, coordenava os trabalhos de tradução, prestava assistência aos funcionários das administrações regionais, supervisionava os orçamentos e acompanhava os projetos de construção.
"Tudo isso parece muito grandioso, mas comparado com a grandeza e a graça de Deus, não é nada, absolutamente nada. Estou grato por ter podido ser uma ferramenta nas mãos de Deus durante todos estes anos", escreve Hermann Bethke.
© Igreja Nova Apostólica Portugal