Alemanha Ocidental. „A presente situação na Europa é uma crise nunca antes vista“, foi com estas palavras que o apóstolo de distrito Rainer Storck iniciou a reunião na passada segunda-feira, dia 16 de março de 2020, uma Assembleia Nacional extraordinária na qual participaram todos os apóstolos da Europa através de uma videoconferência (foto de arquivo). Ao mesmo tempo, encorajou os seus apóstolos e orou por esperança e ajuda divina.
Em muitos países da Europa, a vida pública quase que parou por completo. Eventos, serviços divinos e outras atividades eclesiásticas foram proibidos pelas autoridades sanitárias em muitos países da Europa, como também em Portugal, onde foi decretado o estado de emergência nacional. A intenção destas medidas é evitar o contacto social entre a população para assim desacelerar a continuação da propagação do coronavírus Sars-CoV-2.
Apóstolo de distrito Storck: „Especialmente o grupo de risco da terceira idade precisa de ser protegido por medidas abrangentes.” Estamos a viver um grande desafio. „É compreensível que as pessoas tenham medo do futuro!“ A Igreja tem o dever de criar uma contrapeso para o atenuar.
Na segunda-feira, os apóstolos de distrito das Igrejas Regionais da Europa já tinham deliberado, numa teleconferência com o apóstolo maior, de cancelar todos os serviços divinos e restantes atividades da Igreja até dia 2 de abril de 2020.
Nos dois domingos de 22 e 29 de março de 2020, serão transmitidos dois serviços divinos centrais por cada Igreja Regional via IPTV, telefone ou streaming. Estes serviços divinos serão celebrados sem a presença da comunidade e serão mais curtos do que habitualmente. Também não será celebrada a Santa Ceia.
A Assembleia Nacional da Igreja confirmou na passada segunda-feira, dia 16 de março de 2020, que todas as igrejas novas-apostólicas na Igreja Regional Alemanha Ocidental e nas Igrejas Regionais assistidas no estrangeiro, incluindo a Igreja Regional Portugal, permanecem encerradas e que todas as atividades normais ficarão suspensas até indicação em contrário. Ao mesmo tempo, os apóstolos de distrito e apóstolos encorajaram os membros da Igreja a encontrar soluções locais para manter a vida comunitária sem desrespeitar as regulamentações das autoridades locais.
Relativamente à assistência pastoral, os apóstolos pedem que se mantenham os contactos entre os ministros e entre os ministros e os crentes via telefone. “É necessário encontrar soluções para o intercâmbio social sem contacto físico”, assim afirma o apóstolo de distrito Storck. Poderá ser algo como uma „linha de assistência“, um serviço de apoio à terceira idade através de um acompanhamento constante, encorajando-os e confortando-os, ajudando nas compras, criando listas de telefone ou espaços de chat na internet que não sejam públicos.
Uma vez que se tornou praticamente impossível visitar os membros da comunidade, é necessário que também se crie uma oferta alargada de assistência pastoral via telefone ou internet. Os apóstolos recomendam que se ajude aos doentes para que possam participar nos serviços divinos centrais nem que seja por telefone.
As reuniões de ministros ou de grupos das comunidades ou do distrito poderão ser realizadas através de teleconferências ou outras soluções informáticas. Os apóstolos estão a tentar organizar reuniões de ministros virtuais. O mesmo se aplica a situações nas quais seja necessário tomar conta de crianças. Isso não poderá ser feito na própria igreja, mas onde for possível, também poderá ser via internet.
Em relação aos serviços divinos de confirmação nos dias 3., 10 e 17 de maio, a direção da Igreja ainda não pode dar nenhuma previsão. Se poderão ou não ser realizados vai depender do desenvolvimento da situação e das regulamentações governamentais que possam vir a ser decretadas, entretanto.
„Os tempos estão difíceis“, resume o apóstolo de distrito. Ele e os apóstolos continuam a orar para que todos possam olhar para a frente com boa esperança e uma fé forte. „Que Deus vos guarde, tenham cuidado com a vossa saúde!”
As informações sobre os serviços divinos via videotransmissão nos próximos dois domingos serão publicadas ainda hoje. O vídeostream estará acessível ao público sem restrições através do novo canal YouTube da Igreja Nova Apostólica Alemanha Ocidental, bem como através de IPTV, para quem for utilizador registado.
Para a afixação nas vitrinas ou portas das comunidades novas-apostólicas é disponibilizado este cartaz (ver abaixo em Galeria/Documentos.
© Igreja Nova Apostólica Portugal