Alemanha Ocidental/Dortmund. No domingo passado, 40 000 espectadores e ouvintes acompanharam o serviço divino por vídeo em Dortmund, Alemanha. Na sua prédica, o apóstolo Stefan Pöschel alegrou os participantes com as palavras: “Continua na oração e, com amor ao próximo, empenha-te com criatividade onde possível, para ajudares ao teu próximo.” A pandemia do coronavírus deu aso a novas e invulgares constelações – e a cadeiras, ou melhor, bancos vazios nas igrejas. Assim sendo, no domingo, dia 22 de março de 2020, a sala de celebrações da administração da Igreja estava com uma lotação mínima: três técnicos, um fotógrafo, uma organista, assim como o oficiante, o apóstolo Stefan Pöschel. Havia mais pessoas em salas isoladas, nomeadamente os quatro intérpretes, que traduziram a prédica em simultâneo para inglês, francês, português, assim como linguagem gestual.
Depois da estreia de um serviço divino por vídeo via Youtube, no dia 15 de março, este domingo aguardava mais um desafio: cinco streams paralelos para cada uma das línguas. O motivo: o apóstolo de distrito Rainer Storck assiste comunidades no estrangeiro europeu e não europeu, onde os crentes também foram convidados a assistirem ao serviço divino na internet neste domingo.
Como base para a prédica, o apóstolo Pöschel escolheu um texto bíblico encorajador do profeta Sofonias: «Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos. O SENHOR teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará;» (Sofonias 3,16.17)
Nos tempos difíceis que correm, o apóstolo Pöschel recordou o povo de Israel, que recebeu junto do Mar Vermelho a confirmação de Deus «Não temais; estai quietos […] O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.» (Êxodo 14,13.14)
“Escutemos a voz de Deus, especialmente, nos tempos difíceis que correm” foi a exortação do apóstolo. Explicou que estar quieto não significa adotar um comportamento passivo. Antes pelo contrário: em vez de nos deixarmos imobilizar pelo medo, é importante não deixarmos enfraquecer as nossas mãos: “Levantemos as mãos – para a oração e as ações de amor feitas aos nossos próximos.”
Em tempos de pandemia do coronavírus, todos nós temos de ser criativos na forma como praticamos o amor ao próximo. Neste sentido, o apóstolo encorajou os ouvintes a fazerem de vez quando um telefonema e, quiçá, simplesmente ouvir o próximo. “Continuem, empenhem-se nas comunidades locais e dediquem-se com amor a todo aquele que em vós evoque a sensação: ele/ela precisa.”
As palavras finais do apóstolo Pöschel foram de encorajamento: “Deus está contigo, mesmo nestes tempos”. Explicou ainda que não devemos enfrentar a nova semana com medo no coração, mas antes utilizar a força de Cristo proveniente da comunhão invisível com os crentes. “Cristo está ao nosso lado.”
Na sua breve contribuição à prédica, o sacerdote Felix Frobel (comunidade Stadtallendorf) recordou a confirmação de Cristo “Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Também ele encorajou os ouvintes a praticarem o amor ao próximo. “Podemos sempre ter a certeza de que temos um amigo que está connosco e que, por nós, não deixa enfraquecer as Suas mãos.”
O serviço divino terminou com o “Pai Nosso”, a absolvição e a bênção final. Devido à situação atual, não se realizou a celebração da Santa Ceia.
No pico da transmissão, 13 500 espectadores estavam a acompanhar o livestream e cerca de 4 300 crentes ouviram o serviço divino por telefone. A capacidade de transmissão por via telefónica tinha sido melhorada, de modo a não haver novamente limitações.
Uma vez que, na maioria dos casos, havia vários espectadores ou ouvintes em cada dispositivo, a prédica em Dortmund foi acompanhada por mais de 40 000 crentes. Em paralelo, as outras Igrejas Regionais alemãs, assim como os Países Baixos e a Suíça/Áustria também ofereciam transmissões de um respetivo serviço divino central.
Na noite de segunda-feira, o programa televisivo Lokalzeit aus Dortmund do canal WDR Ruhrgebiet apresentou uma reportagem sobre os preparativos para o serviço divino por vídeo. A equipa de filmagem tinha acompanhado o serviço divino no local e, nessa ocasião, entrevistaram também o apóstolo de distrito Rainer Storck. Já na tarde de domingo, o apóstolo Pöschel tinha falado sobre o serviço divino num entrevista em direto para a emissora de rádio WDR2.
© Igreja Nova Apostólica Portugal