Alemanha Ociental. Os incentivos dados pelo apóstolo de distrito Rainer Storck e pelo apóstolo Stefan Pöschel nos dois serviços divinos transmitidos em direto a 15 e 22 de março de 2020, de Dortmund, no sentido de praticar reciprocamente a assistência pastoral ao nosso próximo, estão a começar a dar frutos. As exortações „Queremos ir ter com o próximo, queremos ajudar, queremos apoiar“ e „Levanta as tuas mãos – para orar e para praticar o amor ao teu próximo” deram origem a um grande número de atividades.
Exemplos dos distritos e das comunidades comprovam que, em muitos lugares, a vida da Igreja resiste ao vírus. Há impulsos pastorais e espirituais, bem como iniciativas de ajuda muito prática. „Deixámos de dar apertos de mão, mas não ficamos inertes. Falta-nos o contacto visual, mas continuamos a ver aqueles que precisam mais da nossa ajuda” assim o resume Regine Hoffmann da redação da internet do distrito de Frankfurt.
A comunidade de Bad Homburg (distrito de Frankfurt), por exemplo, organiza serviços de compras para ajudar os cidadãos de maior risco de contaminação na sua cidade. „Estou muito grato pela solidariedade e as ajudas práticas que vêm da comunidade”, expressa o dirigente de comunidade de Bad Homburg, o evangelista Colin Tritt. „Nos últimos dias, os ajudantes já trabalharam arduamente.“ O serviço de compras é coordenado pelo encarregado da terceira idade da comunidade. Também a comunidade Düsseldorf-Benrath (distrito Düsseldorf) está a prestar este tipo de ajuda.
Muitas comunidades contrataram „ardinas“: membros da comunidade com meio de transporte levam as revistas „Nossa Família“ e os folhetos informativos da comunidade, que normalmente são entregues na igreja, após o serviço divino, à casa dos membros e colocam-nas na caixa do correio. Também levam postais de cumprimentos ou uma carta do dirigente de comunidade.
Em Dortmund Hörde (distrito Dortmund) criou-se uma lista com números de telefone, com consentimento dos respetivos membros, para que todos pudessem comunicar entre si.
O distrito Münster relata que as crianças das comunidades iniciaram uma atividade de pintura e bricolage que até foi alvo de alguma notoriedade nos meios de comunicação social: as crianças pintam ou constroem um arco-íris e colocam-no na janela, para que as outras crianças notem que não estão sozinhas.
Na sua página da internet, o distrito Frankfurt publicou um artigo que fornece às crianças um grande número de ideias para participarem juntas no projeto “Crianças ativas nos tempos do coronavírus”.
Nas páginas de internet dos distritos Ruhr-Emscher e Frankfurt lê-se de aulas de confirmação online. As primeiras aulas realizadas por esta via foram bem-recebidas por todos os envolvidos. A professora dos confirmandos, Lara Krömer (distrito Ruhr-Emscher) e o encarregado de crianças e confirmandos, Patrick Makarowski (distrito Frankfurt) querem continuar com as aulas virtuais semanais. „Tenho grande empenho em manter o contacto com os confirmandos e as suas famílias, especialmente nesta situação especial”, afirma Patrick Makarowski.
Em muitos distritos, também já estão a ser realizadas reuniões de ministros virtuais, tanto a nível distrital, como comunitário.
O distrito Marburg fornece impulsos pascoais através da internet. Desde o dia 23 de março de 2020 até ao Domingo de Páscoa são publicados todos os dias podcasts com uma leitura bíblica seguida de reflexões sobre os pensamentos, sempre apresentado por outros membros da comunidade. É uma forma de dar ênfase à quadra pascoal na qual nos encontramos. Esta série de podcasts começou com uma leitura bíblica do Evangelho de S. Lucas que retrata a entrada de Jesus em Jerusalém e os acontecimentos em redor do Domingo de Ramos.
No distrito Gießen, fez-se uma pequena sessão de adoração por vídeo e telefone na quarta-feira, dia 25, à hora que normalmente seria realizado o serviço divino. 700 participantes acompanharam os impulsos dados pelo dirigente distrital, o pastor Matthias Rauch.
No distrito Darmstadt, realizou-se um ensaio virtual do coro distrital. Os cantores não só sentiram grande alegria ao orarem e cantarem juntos, como também sentiram que também é possível fazer nascer esperança dentro de uma comunhão virtual.
A iniciativa dos cantores no distrito de Essen foi mostrada no final do serviço divino por videotransmissão no dia 29 de março de 2020. 72 vozes tinham cantado a sua parte individualmente, com acompanhamento do órgão, e gravado no smartphone. As gravações foram recolhidas por WhatsApp e depois compiladas, formando o canto coral que se ouviu. „Em tempos especiais é preciso ter ideias especiais“ escreveu o dirigente do coro e do projeto, Mirco Stachowiak, que desta vez não fez o seu trabalho no púlpito de dirigente, mas na mesa de mistura. „Desta vez, o que importou não foram as boas vozes e o talento musical, mas sim a solidariedade e a comunhão, mesmo que apenas virtualmente.”
© Igreja Nova Apostólica Portugal