Alemanha Ocidental. Numa circular, o apóstolo de distrito Rainer Storck informa que a direção da Igreja decidiu adiar os serviços divinos de confirmação de 2020. As novas datas deverão ser marcadas localmente nas comunidades. Em algumas comunidades estavam planeados serviços divinos de confirmação para o dia 3, 10 ou 17 de maio de 2020. É o dia em que jovens cristãos se apresentam perante a sua comunidade, para prometer a sua lealdade a Deus e confessarem assim a sua fé. Tendo em conta a situação atual e o perigo representado pela pandemia do coronavírus, estes serviços divinos terão de ser adiados. Será pouco provável que estes serviços divinos de confirmação sejam realizados como estavam planeados, escreve o apóstolo de distrito Rainer Storck aos dirigentes de comunidade da Alemanha Ocidental. „Mesmo que no final de abril as proibições de ajuntamentos fossem atenuadas, partimos do princípio de que, olhando à situação atual, os serviços divinos com 50, 100 ou mais participantes não iriam poder ter lugar de imediato.” Por isso mesmo, é necessário agir agora.
Definir novas datas a nível local
As datas alternativas deverão ser agendadas nas comunidades, juntamente com as famílias em causa. O que leva a esta decisão, é o facto de que muitas famílias já tinham feito os seus planos privados para 2020. “Por conseguinte, não faz sentido fixar novas datas para a confirmação de forma uniforme e generalizada”, disse o apóstolo de distrito.
Para além disso: “Gostaria também que fossem as comunidades e os distritos a assumir esta responsabilidade, uma vez que, terão também de ser consideradas as eventuais condições impostas pelas autoridades.”
Contactar as famílias em causa
Pede-se aos responsáveis pelas respetivas comunidades para contactarem as famílias em causa e juntos encontrarem soluções. O apóstolo de distrito Storck propõe o período para a confirmação até o início das férias de verão nos respetivos países. Mas também será possível realizar os serviços divinos de confirmação em setembro ou outubro. “Depois dessas datas, já não se deverão prever confirmações, uma vez que já estaremos perto da quadra do Advento e, como é habitual, já estarão planeadas atividades nas comunidades “, disse por fim o apóstolo de distrito.
No próximo ano, os serviços divinos de confirmação voltarão a ter lugar, como habitualmente, em três datas fixas. As datas previstas são os dias 25 de abril de 2021, 2 de maio de 2021 e 9 de maio de 2021.
A Confirmação
Os cristãos novos-apostólicos que em crianças receberam o sacramento do Santo Batismo e do Santo Selamento e que, desde então, participaram no Sacramento da Santa Ceia, celebram a confirmação ao atingirem a maturidade religiosa. Neste ato, os jovens cristãos com maturidade religiosa, assumem pessoalmente a plena responsabilidade pela sua fé e confirmam a sua lealdade a Deus.
Isso acontece ao expressarem o voto de confirmação perante Deus e a comunidade. Para isso, um ministro sacerdotal da igreja dá-lhes a bênção de confirmação por meio da imposição de mãos.
© Igreja Nova Apostólica Portugal