Portimão/Portugal. No início de setembro, o apóstolo de distrito Rainer Storck visitou os cristãos novos-apostólicos em Portugal. Estavam previstas várias reuniões na administração da Igreja em Lisboa. Com isto, proporcionou-se a sua primeira visita à comunidade de Portimão, no Algarve.
No sábado, dia 5 de setembro de 2020, os assistentes pastorais de todo o país reuniram-se na comunidade de Portimão, no extremo sul de Portugal, para assistirem a um serviço divino para ministros com o apóstolo de distrito Rainer Storck e o apóstolo responsável, Dimitrios Diniz. No domingo seguinte, o apóstolo de distrito celebrou um serviço divino com toda a comunidade.
Fora a primeira vez em 20 anos que a comunidade recebeu um apóstolo de distrito no ativo, pelo que a alegria era grande.
Apesar do facto de a visita do apóstolo de distrito neste fim-de-semana especial já ter estado anunciada há muito tempo, muito se orou para que tudo corresse bem devido à atual pandemia, explicou o apóstolo Diniz. Desta vez, os preparativos foram de outra natureza. Os lugares disponíveis estavam limitados em número e todos os participantes do serviço divino – tanto no sábado, como no domingo – tiveram de anunciar a sua presença e indicar o nome para assegurar que todos tivessem lugar.
As medidas de segurança relativas ao coronavírus em Portugal preveem a existência de uma distância de segurança de dois metros entre todos os participantes do serviço divino, o que reduziu a lotação máxima da igreja de mais de 200 lugares para apenas 45 lugares – e mesmo este número só foi possível por ter sido possível aproveitar a tribuna.
Da mesma forma, as disposições nacionais preveem que todos os participantes entrem na igreja com máscara e que a mantenham colocada durante todo o serviço divino, mesmo durante a Santa Ceia. Excluídos estão o oficiante e os ministros que sirvam ao altar, mas só enquanto estiverem no altar.
Portimão é uma comunidade pequena se considerarmos apenas os membros que lá habitam. Na carta de boas vindas ao apóstolo de distrito, o dirigente de comunidade comentou este facto: “Amado apóstolo de distrito, não vai encontrar uma comunidade grande em Portimão, mas uma comunidade calorosa, isso sim!”
A composição da comunidade está em constante mutação. Muitos cristãos novos-apostólicos da Alemanha, da Suíça e da Áustria vêm frequentemente de visita e participam ativamente na comunidade com os seus variados talentos. Entre eles também encontramos “pregadores itinerantes”, ou seja, ministros sacerdotais que lá prestam ajuda com a autorização do apóstolo da sua zona de origem. Frequentemente, também chegam a oficiar o serviço divino às quartas feiras, uma vez que este é sempre celebrado em alemão.
Alguns já compraram apartamento neste local costeiro, elevado a cidade em 1924, e passam vários meses do ano em Portimão. Mesmo durante o confinamento obrigatório e a respetiva interdição de viajar de avião, a comunidade itinerante também conseguiu superar as grandes distâncias por via digital, via Zoom.
No sábado, todos os ministros disponíveis de Portugal Continental – 32 ao todo – viajaram para Portimão, o que para alguns significou uma viagem de quase 6 horas, sendo que muitos deles tiveram de fazer a viagem de regresso ainda no mesmo dia, para que pudessem estar nas suas respetivas comunidades na manhã seguinte e oficiar o serviço divino. Os ministros das comunidades na Madeira e nos Açores não estiverem presentes devido às restrições de deslocação e à falta de lugares sentados.
O apóstolo de distrito baseou a sua prédica no texto bíblico de João 11,5: «Ora Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.» Ele falou da comunidade do futuro e como esta deverá ser. Para o efeito, referiu-se ao exemplo da pequena comunidade de Betânia. Já tinha partilhado este pensamento com os dirigentes de distrito e os seus representantes numa reunião que realizou no final de agosto.
No domingo, dia 6 de setembro de 2020, o apóstolo de distrito serviu diante de uma igreja lotada, com 44 irmãos e convidados, e recorreu ao texto bíblico do Salmo 42,2: «A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?»
A viagem a Portugal foi a segunda viagem do apóstolo de distrito Rainer Storck depois do confinamento devido ao coronavírus. A primeira viagem ao estrangeiro levara-o a Toulouse, via Paris.
© Igreja Nova Apostólica Portugal
Mit Hilfe einiger zusätzlicher Dienste können wir mehr Funktionen (z.B. YouTube-Video-Vorschau) anbieten. Sie können Ihre Zustimmung später jederzeit ändern oder zurückziehen.
Diese Internetseite verwendet notwendige Cookies, um die ordnungsgemäße Funktion sicherzustellen. Jeder Nutzer entscheidet selbst, welche zusätzlichen Dienste genutzt werden sollen. Die Zustimmung kann jederzeit zurückgezogen werden.
Nachfolgend lassen sich Dienste anpassen, die auf dieser Website angeboten werden. Jeder Dienst kann nach eigenem Ermessen aktiviert oder deaktiviert werden. Mehr Informationen finden sich in der Datenschutzerklärung.