«A Ação de Graças é a festa que relembra a natureza criadora de Deus», é assim que consta do Catecismo da Igreja Nova Apostólica. No Dia de Ação de Graças, os cristãos novos-apostólicos agradecem a fidelidade de Deus para com a Sua criação. Este ano, a Igreja Nova Apostólica celebra o dia de Ação de Graças no domingo, dia 4 de outubro de 2020. Estão todos convidados a participar dos serviços divinos às 10 horas, devendo a participação ser comunicada atempadamente, devido à limitação da lotação imposta pela pandemia da COVID-19, ou segundo as regras localmente definidas nos distritos e comunidades de Portugal Continental e Ilhas.
Muitos crentes dão oferendas financeiras especiais no dia de Ação de Graças como forma de agradecer a Deus pelo Seu cuidado paternal, a Sua graça e a Sua bênção. Neste contexto, o apóstolo de distrito Storck publicou uma circular para todas as comunidades da sua área. Em Portugal Continental e Ilhas, bem como nas áreas assistidas no estrangeiro em geral, a carta será lida a seguir aos serviços divinos que antecedem o Dia de Ação de Graças.
«O ano 2020 continua marcado pela pandemia da COVID-19. Nenhum de nós poderia ter imaginado no início deste ano o que ainda nos esperava. Quando se ouviu falar pela primeira vez das infeções com o coronavírus, pensámos que em breve tudo voltaria ao normal. Mas não foi esse o caso e a pandemia tem deixado rastros negativos.
Infelizmente, também há mortes a lamentar – inclusive nas áreas assistidas pela Igreja Regional Alemanha Ocidental. Para os familiares, a tristeza que advém destas perdas é avassaladora, ainda por mais pelo facto de nalguns casos nem ter sido possível um último momento de despedida condigna.
Para além disso, a situação atual também tem tido um impacto gravíssimo sobre o desenvolvimento da economia no mundo inteiro. Muitas pessoas perderam o seu lugar de trabalho ou foram obrigadas a entrar em regime de lay-off. Empresas ficaram insolventes, patrões e trabalhadores independentes ficaram sem meios de subsistência.
Nesta enumeração não quero deixar de mencionar que a pandemia também deixou marcas na nossa Igreja. No início, tivemos alguma dificuldade em dar a assistência devida aos nossos irmãos e irmãs e às comunidades, seja a nível dos serviços divinos em si, seja a nível da assistência espiritual. Face à proibição de nos reunirmos nas nossas igrejas, optámos por oficiar os serviços divinos por videotransmissão no YouTube. Estou muito feliz e agradecido por cada passo que temos conseguido dar para regressarmos ao funcionamento normal e por podermos reunir-nos nas nossas igrejas.
Olhando para todas estas coisas pelas quais passámos e estamos a passar, põe-se uma questão fundamental: será que ainda temos razão para sentir gratidão? A minha resposta pessoal a esta pergunta é muito clara: temos, sim!
Lembremo-nos do profeta Samuel. O povo de Israel estava numa situação difícil e estava com muito medo. Mas Deus interveio e ajudou o povo a vencer o inimigo. Depois dessa vitória, Samuel pegou numa pedra, que deveria fazer lembrar sempre esta vitória e à qual deu o nome de Ebenezer, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor (cfr. 1.º de Samuel 7, 12).
Voltando ao presente, também vos quero encorajar para que, apesar das preocupações e das incertezas, nós juntos dêmos um sinal especial de gratidão ao nosso amado Deus, porque até aqui Ele nos ajudou! Partindo destes pressupostos, vale a pena refletirmos se não nos será possível dar uma oferenda de gratidão especial, também este ano, que possa servir para ajudar os irmãos e irmãs mais necessitados nas comunidades na nossa área de trabalho.
No final de contas, parte dessa ajuda "até aqui" também consistiu no facto de a nossa Igreja ter podido voltar a proclamar e viver o Evangelho nas áreas que nos são confiadas.
Este ano, as comunidades que planearem atividades especiais para o dia de Ação de Graças só o poderão fazer dentro das restrições impostas pelas autoridades. Desejo-vos a bênção de Deus e muitos momentos de felicidade, tanto durante os preparativos como também no próprio dia de Ação de Graças.
Quero terminar a minha carta agradecendo-vos do coração por todo o vosso empenho, os serviços que prestaram e o vosso espírito de sacrifício em qualquer aspeto, tanto por aquilo que já fizeram, como por aquilo que ainda irão fazer. Peço a Deus que vos abençoe ricamente.»
De acordo com o que está estipulado atualmente, o apóstolo de distrito Storck celebrará o dia de Ação de Graças juntamente com muitos crentes e o apóstolo maior Jean-Luc Schneider, que vai oficiar esse serviço divino especial no dia 4 de outubro de 2020 na igreja de Paris, França.
A oferenda de gratidão pode ser oferecida no domingo, dia 4 de outubro de 2020, como a oferenda normal, nas caixas de oferendas existentes nas comunidades. Para além disso, também existe a possibilidade de transferi-la para a seguinte conta bancária da Igreja:
Titular da conta:
Neuapostolische Kirche Nordrhein-Westfalen
Descrição:
Oferenda de gratidão, nome da comunidade e do distrito
IBAN: PT50 0033 0000 50059415069 05
BIC: BCOMPTPL
Millennium bcp
© Igreja Nova Apostólica Portugal
Mit Hilfe einiger zusätzlicher Dienste können wir mehr Funktionen (z.B. YouTube-Video-Vorschau) anbieten. Sie können Ihre Zustimmung später jederzeit ändern oder zurückziehen.
Diese Internetseite verwendet notwendige Cookies, um die ordnungsgemäße Funktion sicherzustellen. Jeder Nutzer entscheidet selbst, welche zusätzlichen Dienste genutzt werden sollen. Die Zustimmung kann jederzeit zurückgezogen werden.
Nachfolgend lassen sich Dienste anpassen, die auf dieser Website angeboten werden. Jeder Dienst kann nach eigenem Ermessen aktiviert oder deaktiviert werden. Mehr Informationen finden sich in der Datenschutzerklärung.