Alemanha Ocidental/Guiné-Bissau. A mandado do apóstolo maior, o apóstolo de distrito Rainer Storck ordenou o bispo Jorge Gomes como novo apóstolo para o país, durante a sua viagem à Guiné-Bissau. Depois de doze anos de atividade neste ministério, o apóstolo Agostinho Indami foi aposentado. No sábado, dia 19 de junho 2021, reuniram-se mais de 230 crentes na Igreja Central de Bissau (Guiné-Bissau), para vivenciarem o serviço divino com o apóstolo de distrito Rainer Storck. Também estiveram presentes os nove apóstolos ativos na África Ocidental e o apóstolo Gerd Opdenplatz, que estava presente no âmbito da sua viagem às suas áreas de trabalho na África Ocidental.
Neste círculo especial, o apóstolo de distrito Rainer Storck ordenou um novo apóstolo para a Guiné-Bissau, a mandado do apóstolo maior. Com mais de cinco anos de atividade no ministério de bispo, Jorge Gomes foi o ministro escolhido para este cargo.
Tem 48 anos de idade, tornou-se novo-apostólico aos 15 e recebeu a sua primeira tarefa ministerial aos 16, como diácono para a sua comunidade de N’Gondo em Bissau, localidade em que continua a residir até hoje. Antes de ter sido ordenado pelo apóstolo de distrito Storck como bispo, no dia 31 de outubro de 2015, serviu como sacerdote, evangelista de distrito e ancião de distrito.
Depois de ter recebido o ministério de apóstolo, irá dar assistência espiritual às comunidades no Norte da Guiné-Bissau, que eram da responsabilidade do apóstolo Agostinho Indami, que foi aposentado o apóstolo de distrito aposentou no mesmo serviço divino.
Durante 30 anos, o apóstolo Agostinho Indami (65) foi ministro na Igreja Nova Apostólica, doze dos quais como apóstolo. Era sobretudo responsável pela assistência das comunidades no Norte da Guiné-Bissau. A Igreja Nova Apostólica neste país conta com 42 000 membros e 660 comunidades.
O apóstolo Agostinho Indami nasceu no dia 13 de dezembro de 1955 e passou parte da sua infância sem acesso a educação escolar, até ter despertado a curiosidade de um soldado português que o inscreveu numa escola militar e assumiu os custos da sua educação. Assim, aos 13 anos, começou a frequentar a escola. Posteriormente, exerceu a profissão de professor de escola primária, recebeu uma pequena bolsa de estudos para completar um curso na antiga RDA e completou um pequeno curso de ciências sociais na antiga União Soviética.
Na Guiné-Bissau foi nomeado coordenador regional para os assuntos relacionados com as crianças e, posteriormente, governador civil de uma região. No exercício desta função, veio a conhecer a Igreja Nova Apostólica através de um vizinho, estudou a doutrina e colocou imensas questões aos ministros da comunidade. Em 1989 foi batizado e selado, juntamente com a sua família.
No dia 10 de março de 1990 recebeu a sua primeira tarefa ministerial como sacerdote. Ocupou vários níveis ministeriais até ao dia 9 de novembro de 2008, quando o então apóstolo maior Wilhelm Leber o ordenou como apóstolo. Mais recentemente, devido a uma doença grave, o apóstolo Indami tinha pedido ao apóstolo de distrito que o aposentasse.
A base para a prédica do apóstolo de distrito Storck foi o texto bíblico de 1.ª aos Coríntios 13,13: «Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor; mas a maior de todas é o amor» (cf. Bíblia dos Capuchinhos, Difusora Bíblica)
Inicialmente, estava planeada uma viagem do apóstolo maior Jean-Luc Schneider a Angola em janeiro de 2021, onde o próprio iria ordenar o apóstolo durante um serviço divino. No entanto, devido à pandemia, esta viagem não se concretizou.
“Peço-te que transmitas ao apóstolo Indami o meu profundo agradecimento pela sua fiel atuação no serviço do Senhor” escreveu o apóstolo maior numa carta ao apóstolo de distrito Storck. Acrescentou ainda: “Desejo ao apóstolo Gomes que receba a bênção e o acompanhamento de Deus no seu novo ministério e estou desejoso de o conhecer aquando da minha próxima visita.”
© Igreja Nova Apostólica Portugal