São Tomé e Príncipe/Santana. Durante a sua visita a São Tomé, o apóstolo maior Schneider aposentou o apóstolo Massamba Diambu Tuku, que já servia há muitos anos. O tema central do serviço divino na igreja de Santana foi a luz divina. Como base para o serviço divino em Santana no domingo, dia 12 de setembro de 2021, o apóstolo maior escolheu o texto bíblico da 2.ª Epístola de Pedro 1,19: «E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça nos vossos corações.»
O apóstolo definiu esse lugar escuro mencionado no texto bíblico como sendo o estado de afastamento de Deus. Continuou, explicando que “quando as pessoas se afastam de Deus, deixam de ter esperança”. Falta-lhes a esperança no dia em que tudo melhorará para sempre, o que só Deus conseguirá proporcionar. Quem se encontrar neste lugar escuro não tem orientação, não consegue reconhecer o seu próximo nem a si mesmo.
“Através da profecia, Deus deu ao Homem uma luz, que proclama a vontade de Deus”, assim explicou o apóstolo maior o caminho para sair do lugar escuro. Esta luz está ao alcance de todas as pessoas. No entanto, é necessário acendê-la – e isto só é possível através da fé.
“Se acendermos esta luz, se acreditarmos na palavra de Deus, então iremos entender muita coisa”, explicou o apóstolo maior, “pois, nesse caso, saberemos e entenderemos a atuação de Deus hoje em dia.” Esta luz mostra o caminho ao Homem e fá-lo entender o que se está a passar à sua volta, para além de o capacitar a reconhecer-se a si próprio e a sua necessidade de perdão.
Também contribuíram para a prédica o apóstolo de distrito Wolfgang Nadolny (Berlim-Brandenburgo) e apóstolo de distrito Rainer Storck. O apóstolo de distrito Nadolny incentivou os crentes a darem a mão ao seu próximo: “Vem, a minha luz também chega para ti. Vamos juntos.”
O apóstolo de distrito Storck falou da parábola das dez virgens: “No fim do nosso caminho, antes de chegarmos à meta, não importa quantos anos servi como ministro ou o trabalho que prestei ao serviço da Igreja; o que é decisivo é se tenho luz suficiente para me orientar no último trecho do caminho.”
A seguir à celebração da Santa Ceia e à celebração da Santa Ceia para os falecidos, o apóstolo maior aposentou o apóstolo Massamba Tuku. “Nós conhecemos-te como homem de fé”, assim homenageou o dirigente internacional da Igreja o ministro de 66 anos. “Tu proclamas o Evangelho com grande convicção, e a tua convicção era contagiosa. Foi assim que conseguiste trazer muitas pessoas contigo, para junto de Cristo.”
Também agradeceu ao apóstolo o seu contributo sábio nas obras de construção. Não só contribuiu essencialmente para a edificação da obra de Deus nas ilhas, para a criação de comunidades, a sua organização e o desenvolvimento e a definição da vida comunitária, como também se preocupou com a visibilidade da Igreja Nova Apostólica perante os concidadãos e as autoridades. “Tiveste sucesso em tudo isto e por isso estamos-te profundamente agradecidos.”
Desde 1988, o apóstolo Massamba Diambu Tuku tem sido um dos principais responsáveis pela fundação de comunidades novas-apostólicas nas duas ilhas na costa ocidental de África. Ao longo dos anos, apoiou o apóstolo Brinkmann e, mais tarde, também o apóstolo António de Jesus Rocha Semedo (Cabo Verde) na assistência aos crentes.
Em 2007, recebeu o ministério de apóstolo e tornou-se o primeiro apóstolo nativo de São Tomé e Príncipe. Futuramente, será o apóstolo Dimitrios Diniz de Portugal que irá prestar assistência às comunidades das duas ilhas e aos cerca de 19 000 crentes.
“É certo que ele mora um pouco mais longe do que o apóstolo Massamba, mas, em coração, também estará muito próximo de vós”, prometeu o apóstolo maior aos crentes.
374 crentes assistiram ao serviço divino no domingo na comunidade de Santana. A prédica do apóstolo maior foi traduzida para o português no altar. O serviço divino pôde ser acompanhado em direto na televisão são-tomense.
© Igreja Nova Apostólica Portugal
Mit Hilfe einiger zusätzlicher Dienste können wir mehr Funktionen (z.B. YouTube-Video-Vorschau) anbieten. Sie können Ihre Zustimmung später jederzeit ändern oder zurückziehen.
Diese Internetseite verwendet notwendige Cookies, um die ordnungsgemäße Funktion sicherzustellen. Jeder Nutzer entscheidet selbst, welche zusätzlichen Dienste genutzt werden sollen. Die Zustimmung kann jederzeit zurückgezogen werden.
Nachfolgend lassen sich Dienste anpassen, die auf dieser Website angeboten werden. Jeder Dienst kann nach eigenem Ermessen aktiviert oder deaktiviert werden. Mehr Informationen finden sich in der Datenschutzerklärung.