Portugal. As 23 comunidades da Igreja Nova Apostólica Portugal celebram o Dia de Ação de Graças no dia 3 de outubro de 2021. Os serviços divinos – seja no Continente ou nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores – começam às 10 horas e tratarão principalmente da criação e da vontade divina.
A celebração do dia de Ação de Graças é uma tradição na Igreja Nova Apostólica. Há muitas coisas pelas quais o Homem pode estar agradecido a Deus. O Die de Ação de Graças é uma boa oportunidade para reconhecê-lo e, assim, vivenciar satisfação.
Por isso, já há muitos anos, a Igreja Nova Apostólica convida para serviços divinos especiais no dia de Ação de Graças. Nos passados anos, houve várias grandes ações, para as quais a Igreja convidou através de anúncios em grandes placares, no jornal e em eventos correlacionados. Este ano, os serviços divinos de Ação de Graças serão realizados nas comunidades, sem quaisquer ações de publicidade.
Apesar das limitações impostas pela pandemia do coronavírus, algumas comunidades prepararam ações especiais: serão recolhidos bens alimentares ou doações para os necessitados, ou planeadas ofertas para crianças. Nos convites para os serviços divinos de Ação de Graças consta: "No serviço divino vivenciamos comunhão fraternal, ouvimos a palavra de Deus e sentimos o Seu amor, a Sua proximidade e a Sua graça."
Maçãs e batatas, cereais e abóboras, uvas e curgete – uma vez por ano, as Igrejas cristãs recebem as numerosas dádivas da natureza. Os altares são ornamentados com arranjos coloridos impressionantes, as pessoas trazem frutas e legumes para as casas de Deus.
Com a produção industrial de bens alimentares em massa e o comércio global, a consciência da nossa dependência das colheitas locais foi diminuindo. No dia de Ação de Graças, queremos recordar o milagre da criação divina e lembrar-nos de que, ao fim e ao cabo, tudo aquilo que recebemos, recebemos da mão de Deus.
Cada vez mais também a questão da conservação da criação ganha uma importância central no dia de Ação de Graças. Muitas comunidades novas-apostólicas fazem ações especiais, para ajudar os seus próximos, ou colocam a proteção do meio ambiente em primeiro plano. Assim, o dia de Ação de Graças não deve ser apenas um dia de agradecimento, mas também de reflexão sobre a forma como atuamos como cristãos neste mundo.
Enquanto cristãos que querem viver a sua fé com autêntica convicção, os membros da Igreja Nova Apostólica não só são gratos pela criação divina, mas também querem lidar com ela de forma consciente.
© Igreja Nova Apostólica Portugal