Alemanha Ocidental/São Tomé e Príncipe. Com os cerca de 51 000 € em doações vindas da Alemanha Ocidental e apoios financeiros da Igreja, foi construído um complexo polidesportivo na ilha de São Tomé. Devido à pandemia, a conclusão das obras e a inauguração tiveram de ser várias vezes adiadas. A Fundação Acção Nova Apostólica de Caridade (ANAC) em São Tomé e Príncipe já possui há alguns anos uma fazenda no Norte da ilha de São Tomé, na qual se pratica agricultura. Na área superior da fazenda, numa área mais elevada, havia um grande espaço livre. Este espaço é agora utilizado para os encontros de juventude.
O apóstolo de distrito Rainer Storck inaugurou o polidesportivo com o nome Água Creola durante a sua visita às ilhas no final de agosto. Na presença dos ministros da cultura e da agricultura, assim como do presidente da câmara local, entregou o polidesportivo à juventude. "Os jovens devem poder reunir-se neste local da comunhão" disse o apóstolo de distrito. Explicou ainda que embora se trate de um local destinado às atividades de tempos livres, também proporciona meios de formação e desenvolvimento. "É meu desejo pessoal que os valores cristãos sejam vividos aqui e que seja um lugar ao qual também os jovens menos bem integrados possam vir."
As alocuções de inauguração foram gravadas pela emissora televisiva local, sendo posteriormente transmitidas na televisão. Entre os participantes na inauguração também se encontravam jovens cantores que cantaram alguns cânticos.
O polidesportivo destinar-se-á a fins desportivos e eclesiásticos e beneficiará toda a população. Além do campo e de uma bancada elevada e coberta, foi renovada uma antiga casa de pedra existente no terreno, tendo sido convertida numa sala de seminários com o respetivo equipamento informático.
“Por um lado, queremos aprofundar os nossos conhecimentos da fé e, pelo outro, fomentar a escolaridade” foi o resumo do apóstolo Dimitrios Diniz (Portugal), que presta assistência às comunidades em São Tomé e Príncipe.
O primeiro passo do projeto de construção foi dado em 2019 na presença do apóstolo Diniz. Na altura, o ministro da juventude e do desporto participou nas festividades. À noite, a televisão nacional noticiou este evento.
A Igreja financiou o projeto por vários meios, entre eles as doações provenientes de um projeto de jovens para jovens realizado na Alemanha. No Dia da Juventude 2017 em Oberhausen, já tinha sido feito a entrega simbólica de um montante inicial de 20 000 euros. E alguns anos antes, também já tinham sido doados mais de 31 000 euros para um centro de juventude nas ilhas de São Tomé e Príncipe.
O início da construção do polidesportivo e da sala de seminários anexa tinha sido adiada repetidamente, pois as autoridades tardaram a emitir a respetiva licença de construção. No total, os custos de construção foram de 213 000 euros. Por um lado, isto deve-se às regulamentações das autoridades relativamente à construção, por outro, aos custos de construção que são mais elevados nas ilhas do ocidente africano, devido à pandemia. Foi por este motivo que a entrega de materiais especiais, definidos pelas autoridades, se atrasou, por exemplo, para a pavimentação do polidesportivo.
© Igreja Nova Apostólica Portugal