Primeiro a assistência pastoral, depois a administração Angola. Em Angola, vivem mais de 300 000 cristãos novos-apostólicos. Todos eles tiveram de esperar dois anos por uma visita do seu apóstolo de distrito. Em dezembro, o apóstolo de distrito Storck conseguiu, finalmente, viajar mais uma vez para este país. E levou boas notícias consigo: o apóstolo maior virá em janeiro. Seis serviços divinos e duas reuniões de ministros estavam no programa do apóstolo de distrito Rainer Storck para esta primeira viagem a Angola passado dois anos. Além disso, também estavam previstas muitas reuniões administrativas. Mas depois de chegar na manhã de sexta-feira, dia 3 de dezembro de 2021, o apóstolo de distrito preocupou-se primeiro com a assistência pastoral: duas horas depois da aterragem do avião, já ele estava num jipe a caminho de Malanje.
A pequena cidade fica a 380 quilómetros a leste da capital Luanda, na província homónima de Malanje. A viagem demorou cinco horas. Na aldeia, estavam 125 ministros à espera do apóstolo de distrito, que os tinha convidado para uma reunião de ministros na igreja local. Existem onze distritos na província, com um total de 86 comunidades e mais de 11 000 membros.
Após a reunião, o apóstolo de distrito dedicou o seu tempo para visitar a escola nova-apostólica de Malanje, inaugurada a 16 de junho de 2011.
Na manhã de sábado, mais de 1200 fiéis, incluindo 250 crianças, reuniram-se para o serviço divino na comunidade central de Malanje. No serviço divino, o apóstolo de distrito Storck abordou a tarefa dos apóstolos de preparar a "Igreja-Noiva de Cristo". Eles fazem-no aproximando as pessoas do amor de Jesus Cristo e batizando-as com água e o Espírito Santo.
Seguiu-se o regresso a Luanda de carro. A coluna era composta por três veículos no total. O apóstolo de distrito ia acompanhado pelo apóstolo de distrito adjunto João Uanuque Misselo (Angola), o apóstolo Dimitrios Diniz (Portugal) como intérprete, e os respetivos apóstolos de Angola.
Havia também uma equipa separada da capital Luanda que ia sempre em frente para preparar os serviços divinos. Em particular, isto envolveu equipar os locais com os equipamentos de som necessários.
No segundo domingo de advento, dia 6 de dezembro de 2021, o apóstolo de distrito Storck consagrou um novo edifício eclesiástico para a comunidade de Panguila. A comunidade está localizada na província de Luanda, a nordeste da capital. A construção da igreja começou em 2020 e pôde ser concluída antes do final de 2021.
O apóstolo de distrito usou para este serviço divino o texto bíblico de Colossenses 1,15: «O qual é a imagem do Deus invisível, o primogénito de toda a criação». A mensagem para os crentes foi: É importante louvar a Cristo como Salvador e seguir o seu exemplo. Com relação à consagração, o apóstolo de distrito encorajou os 600 ouvintes a viverem a visão da Igreja para que todas as pessoas se sintam bem na comunidade. Afirmou que seria importante praticar a paz, aceitar todos e viver a reconciliação na prática.
No final do serviço divino, o apóstolo de distrito também celebrou a Santa Ceia para os falecidos, lembrando em particular aqueles que não tinham conhecido amor, paz e apreço na Terra. "Todos são bem-vindos."
Na segunda-feira, a viagem continuou com os veículos todo-o-terreno. O destino: Mbanza Congo. A cidade fica a sete horas a norte de Luanda – pouco antes da fronteira com a República Democrática do Congo. À noite, o apóstolo de distrito realizou uma reunião de ministros com cerca de 100 participantes, na qual colocou ênfase na luz divina. "Sejamos uma luz – tanto na confissão da fé como na palavra e nos atos – para pôr em prática o Evangelho", assim recomendou.
Na terça-feira de manhã, cerca de 1000 crentes reuniram-se numa praça pública para um serviço divino ao ar livre. "A alegria da reunião foi grande", relatou o apóstolo de distrito. Um grande coro forneceu o acompanhamento musical ao serviço divino. O apóstolo de distrito oficiou o serviço divino com base no texto bíblico dos Pensamentos Essenciais: "Estejam prontos para a iminente vinda de Cristo" foi a sua mensagem.
O serviço divino também contou com a presença de vários representantes das autoridades locais. Depois do serviço divino, a televisão angolana realizou uma entrevista com o apóstolo de distrito.
A viagem de regresso a Luanda, à tarde, revelou-se difícil. Nas províncias, o combustível é racionado, o que faz com que se formem longas filas nos postos de abastecimento. Com a ajuda de alguns membros da Igreja, foi finalmente possível reabastecer. De volta à estrada, foi então necessário andar constantemente a "contornar" os inúmeros buracos no pavimento. O grupo acabou por ter de desacelerar devido a um pneu furado, pelo que se tornou necessário mudar de roda no caminho.
Foi só muito tarde à noite que o grupo finalmente chegou à capital. De sexta-feira a terça-feira, o grupo tinha percorrido um total de mais de 2000 quilómetros de carro.
© Igreja Nova Apostólica Portugal