O que quer que seja que o novo ano nos há de trazer: queremos concentrar-nos na fé no dia do Senhor! Acreditamos piamente: Cristo virá para levar consigo a sua Igreja-noiva. É por isso que o nosso lema para o ano 2022 será: "Comunhão em Cristo".
Eu vejo várias dimensões nesta palavra "Comunhão":
O que significa: Comunhão com o Deus Trino? A vida divina é a vida em comunhão. O Deus Trino é um Deus da comunhão entre Pai, Filho e Espírito Santo. E esse Deus convida o ser humano para ter comunhão com Ele. Quem tem a vida divina dentro de si, anseia ter comunhão com Deus e os Seus.
Nós experienciamos essa comunhão na comunhão que temos no serviço divino. É no serviço divino que Jesus Cristo nos oferece a Sua palavra, a Sua graça, o Seu corpo e o Seu sangue. Temos comunhão com aqueles que perseguem a mesma meta que nós e que estão no mesmo caminho.
A convivência em comunhão prepara-nos para a vinda do Senhor. Porque é aqui que nos vamos aproximando uns dos outros para formar a Igreja-noiva e é aqui que aprendemos a superar aquilo que nos separa. A convivência em Cristo significa: aceita o desafio de dares algo ao teu próximo e de também receberes algo dele.
Resta a comunhão entre vivos e mortos. A comunhão em Cristo é mais forte do que a morte. Os seres humanos vivos e os já falecidos são preparados para a vinda de Cristo através da palavra e do sacramento. No fim, os vivos e os mortos estarão para sempre juntos em comunhão com Ele.
É essa a nossa meta, é nessa tarefa que trabalhamos juntos. Podemos ter uma certeza: Deus está com os Seus. E os apóstolos oram por eles.
Desejo a todos um ano de 2022 ricamente abençoado que continue a aproximar-nos da nossa meta – da comunhão em Cristo.
Cordiais saudações do vosso
Jean-Luc Schneider
© Igreja Nova Apostólica Portugal