Alemanha Ocidental/Angola/Bad Bergzabern. Por motivos de restrições de viagem, o apóstolo maior Schneider não pôde viajar para Angola no passado fim-de-semana. Em vez disso, ficaram planeados um serviço divino híbrido online, bem como uma Assembleia de Apóstolos por videoconferência. O apóstolo de distrito Storck está presente no local, em Luanda. Há muitos meses que os cristãos novos-apostólicos em Angola aguardam a visita do apóstolo maior Jean-Luc Schneider em Luanda (Angola). Estavam planeados vários serviços divinos com o dirigente internacional da Igreja, assim como um convívio mais extenso de todos os apóstolos ativos em Angola e o apóstolo maior, pela primeira vez depois da longa "pausa pandémica".
Problemas com o visto
No entanto, surgiram problemas com o visto e restrições de viagem que impediram a visita do apóstolo maior Jean-Luc Schneider. O apóstolo de distrito Rainer Storck, que é responsável por Angola, e o apóstolo Dimitrios Diniz (Portugal) puderam viajar para Angola, conforme planeado, pois já tinham obtido os respetivos vistos. Ambos chegaram na manhã de sexta-feira, dia 21 de janeiro de 2022, à capital Luanda.
Planear alternativas
Nos últimos dias, tentou-se encontrar alternativas para que os cristãos novos-apostólicos em Angola pudessem vivenciar o apóstolo maior apesar desta situação. O resultado: um serviço divino “híbrido” por videotransmissão, celebrado pelo apóstolo maior Schneider no sábado, dia 22 de janeiro às 12 horas.
Para esse fim, ele viajou para Bad Bergzabern, uma comunidade da Alemanha Ocidental próxima da fronteira com a França, no distrito da Renânia-Palatinado. A partir deste local, a sua prédica foi transmitida para a igreja central em Palanca, na capital angolana Luanda, onde estiveram reunidos os ministros desta região e as suas esposas.
Videoconferência para imagens em tempo real
Através da videoconferência, o apóstolo maior poderá ver imagens de Palanca em tempo real, em Bad Bergzabern, ou seja, entre outras coisas, poderá assistir às contribuições musicais planeadas. As contribuições à prédica também foram transmitidas diretamente de Palanca. A imagem do apóstolo maior foi mostrada numa tela em Angola.
Além do apóstolo de distrito Storck e do apóstolo Diniz, o serviço divino também contou com a presença do apóstolo de distrito adjunto Robert Nsamba (Zâmbia), assim como o apóstolo de distrito adjunto João Uanuque Misselo, responsável por Angola, em Luanda.
Outros serviços divinos oficiados pelo apóstolo de distrito
O serviço divino festivo planeado para domingo foi oficiado pelo apóstolo de distrito Rainer Storck. Para a manhã desta segunda-feira, ficou ainda planeada uma Assembleia de Apóstolos, na qual o apóstolo maior participou por videoconferência.
Na terça-feira, dia 25 de janeiro de 2022, o apóstolo de distrito Storck ainda celebrará um serviço divino com as "mamãs", as mães das comunidades, antes de regressar à Alemanha à noite.
A viagem do apóstolo maior a Angola já tinha sido cancelada em dezembro de 2020 devido à pandemia. Nessa altura, o dirigente internacional da Igreja celebrou o serviço divino em Dortmund. Este foi transmitido para diversas comunidades em Angola.
© Igreja Nova Apostólica Portugal