Angola/Luanda. Apesar de algumas restrições de viagem, o apóstolo de distrito Rainer Storck conseguiu voltar a viajar para Angola em janeiro. A última vez que lá tinha estado foi em dezembro. Como representante do apóstolo maior, oficiou um serviço divino em Palanca e outro exclusivo para as "mamãs".
Na manhã de sexta-feira, dia 21 de janeiro de 2022, o apóstolo de distrito Rainer Storck e o apóstolo Dimitrios Diniz aterraram em Luanda. Apesar das restrições de viagem resultantes da variante Ómicron, foi-lhes possível viajar para este país na costa ocidental africana – ao contrário do apóstolo maior Jean-Luc Schneider que se viu forçado a cancelar a sua visita, pois não lhe foi concedido o visto necessário. No entanto, o apóstolo maior pôde oficiar o serviço divino para ministros agendado por videoconferência.
No domingo, a comunidade de Kilamba Kiaxi Leste (área de trabalho do apóstolo João Mafo) estava convidada para o serviço divino em Palanca. O apóstolo de distrito oficiou o serviço divino, tendo por base o texto bíblico de Isaías 43,19: «Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.»
A mensagem do apóstolo de distrito nesta manhã de domingo era dirigida a todos os cristãos: "Através de Jesus Cristo, Deus criou algo de novo. Consegues vê-lo? Consegues percebê-lo?" Explicou que as pessoas muitas vezes buscam a prosperidade, mas que Jesus lhes oferece uma nova vida em eterna comunhão com Deus. Para tal, é necessário pôr as coisas velhas de parte e permitir que Deus crie algo novo em nós.
No seguimento da prédica, o apóstolo de distrito mencionou várias coisas que já não são encaradas como antigamente. Por exemplo, hoje sabemos que a salvação não pode ser merecida. Da mesma forma, a riqueza não é uma bênção de Deus, pois esta é dada, por exemplo, na forma do perdão dos pecados. E: "Hoje sabemos: Deus não quer ajudar apenas a um número limitado de pessoas, mas a todas as pessoas."
Para concluir, o apóstolo de distrito reforçou a importância do amor ao próximo: "Quando falta o amor, há divisão, pois faz com que todos insistam na sua razão." Para concluir, explicou que nos devemos ocupar com as coisas novas.
Mais de 1800 crentes participaram no serviço divino, entre eles, os apóstolos de distrito adjuntos Robert Nsamba (Zâmbia) e João Uanuque Misselo (Angola). O apóstolo Dimitrios Diniz traduziu a prédica.
No serviço divino, o apóstolo de distrito ainda aposentou um ancião de distrito e incumbiu um novo dirigente distrital, Carlos Gomes Pedro, como sucessor no distrito de Bengo Nambuangongo.
Depois da Assembleia de Apóstolos na segunda-feira, o apóstolo de distrito Storck tinha convidado as "mamãs" da área de trabalho do apóstolo João Mafo para a comunidade "Zango 3" na terça-feira. Vieram cerca de 2000 "mamãs" que puderam vivenciar um serviço divino animado. A prédica baseou-se no texto bíblico de João 2,5: «Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.»
Em muitas comunidades africanas, são as "mamãs" que organizam a vida eclesiástica. São elas que se encarregam das aulas e se encontram regularmente, mesmo não havendo serviços divinos, para trocarem ideias e aprenderem umas com as outras.
Na prédica, o apóstolo de distrito deu-lhes algumas algumas dicas para a formação das crianças e dos jovens: "As preocupações do dia-a-dia estão sempre presentes, mas não se podem tornar demasiado grandes, também temos de nos ocupar da nossa alma" explicou o apóstolo de distrito. É importante preparar as novas gerações para a vida, mas também importante ensinar-lhes o valor da fé cristã: "Deus consegue fazer mais do que julgamos ser possível. Esta certeza dá paz."
Através do exemplo da lavagem dos pés de Jesus, o apóstolo de distrito demonstrou às "mamãs" que também é possível servir a alguém que não gosta de nós ou que até nos rejeita. "Mas Jesus conseguiu e disse: «Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também» (cf. João 13,15).
Para concluir, o apóstolo de distrito exortou as "mamãs" a transmitirem aos seus próximos aquilo que Maria, mãe de Jesus, disse aos servos no casamento em Canaã: «Fazei tudo quanto ele vos disser».
Na terça-feira à tarde, o apóstolo de distrito Storck regressou para a Alemanha, fazendo escala na Bélgica.
© Igreja Nova Apostólica Portugal