Sintra. No domingo, dia 26 de junho de 2022, a juventude da Igreja Nova Apostólica reuniu-se no retiro da União Bíblica Portugal em Sintra para o primeiro Dia Nacional de Juventude desde 2019. Nos dois anos anteriores, este evento não teve lugar devido às restrições da pandemia da COVID.
Estava previsto que o apóstolo Dimitrios Diniz, responsável por Portugal Continental e Ilhas, oficiasse este serviço divino tão especial, mas infelizmente adoeceu com COVID e teve de cumprir a quarentena. Com pesar por não poder estar pessoalmente, o apóstolo incumbiu o evangelista de distrito Jorge Silva de oficiar na vez dele e deu-lhe uma carta pessoal dirigida aos jovens crentes.
O oficiante Jorge Silva veio acompanhado pelo evangelista de distrito Ilídio Tavares Monte Verde e o sacerdote Amadeu Monteiro, que também co-oficiaram. Durante a sua prédica, o evangelista de distrito lembrou os 42 jovens presentes: “nos dias em que vivemos são muitas as dúvidas e dificuldades em entender como se pode servir e seguir Cristo, pois muitas vezes somos colocados perante situações que de alguma forma abalam a nossa fé.”
O conselho que lhes deu em tais situações foi o de procurar Cristo em si próprios e servi-Lo levando Cristo ao próximo, lidando com os nossos próximos com o amor de Cristo, sendo um exemplo de fé e determinação, para assim conseguirem ultrapassar obstáculos e situações que lhes pareciam antes intransponíveis.
Por fim, o oficiante fez ainda alusão à última parte do texto bíblico: «… meu Pai o honrará.» “Se ficarmos firmes no servir e no seguir Cristo, então o Pai nos honrará.” Explicou ainda que tipo de honra será essa: “A grandeza na Graça de Deus, o esplendor no amor de Cristo e a glória na eternidade.”
Depois do serviço divino seguiu-se um pequeno convívio entre jovens e ministros, e depois era hora de almoçar.
Na parte da tarde os jovens debateram juntos o lema do dia da juventude "O Pacificador". Formaram quatro grupos e cada grupo preparou intervenções de teatro e canto sobre o tema. Os jovens da comunidade de Corroios fizeram uma pequena peça de teatro, no qual retrataram a sabedoria de Salomão (1.º Reis 3,16-28) com a história das duas mães e da criança, fazendo realçar que só o verdadeiro amor revela a verdade e traz Paz ao coração.
Os jovens que vieram do Distrito Norte lembraram que quem é perdoado, deve da mesma forma perdoar, para que possa ser abençoado e ter paz no coração. Servindo-se para isso da parábola do Credor Incompassivo (Mateus 18,21-35).
Os jovens da comunidade de Benfica abordaram logo dois temas, o primeiro sobre a fórmula de conselhos, baseados em versículos bíblicos, em que nos exortavam a seguir e amar Cristo, cumprindo com tudo o que nos pedia, para que assim possamos viver e servir na graça e paz de Cristo. E o segundo foi um lindo e comovente momento de teatro intitulado "A irmã incrédula", onde relataram a luta de uma jovem crente consigo própria e com Satanás, que um dia se deixou seduzir pelas tentações do mundo às quais o príncipe das trevas a expôs. Depois apresentaram a forma como os anjos do Senhor e Deus a fez despertar para a vida e comunhão na comunidade, tendo assim ela renunciado ao mal e voltado em paz para a comunhão dos crentes em Jesus.
Os jovens que viajaram do Algarve fecharam este encontro de juventude com chave de ouro com o cântico 116.
Antes do lanche de despedida, foi ainda lançado um desafio aos jovens. O apóstolo Diniz expressou o desejo que fossem os próprios jovens a organizar o próximo encontro de juventude.
E assim terminou este maravilhoso dia de comunhão e fé por volta das 17:30 horas, hora em que todos regressaram felizes e com o coração cheio do amor de Deus e desejosos pelo próximo encontro.
© Igreja Nova Apostólica Portugal