Alemanha Ocidental/Angola. Esta notícia abalou o mundo novo-apostólico no dia 13 de setembro 1997: cinco pessoas morreram num acidente em Angola: três apóstolos, um evangelista de distrito e uma irmã. O então Apóstolo Brinkmann sobreviveu com alguns ferimentos ao acidente de viação, que ocorreu há 25 anos. O dia 14 de setembro de 1997 foi uma data importante para os cristãos novos-apostólicos no sul de Angola. Em Lubango, a capital da província Huila, deveria ser consagrado um edifício como igreja central. Em 1996, o apóstolo de distrito Ehlebracht tinha autorizado a construção de uma igreja com administração. Mais tarde, foi decidido que se construísse também uma pequena estação médica.
Serviço divino em Namibe
A igreja estava terminada e o apóstolo Brinkmann ia consagrá-la acompanhada pelos cinco apóstolos angolanos. O apóstolo Miguel Jadó e Dominique Makindu tinham viajado mais cedo para Lubango, para ajudarem o apóstolo Paulo Kambinda nos preparativos. Na quinta-feira, dia 11 de setembro, chegaram também a Lubango o apóstolo Armin Brinkmann, Manuel Mbuta e Chicomba Rocha Tomás.
Juntos, viajaram de carro, na sexta-feira, dia 12 de setembro de 1997, para sudoeste no Deserto de Namibe, percorrendo cerca de 200 quilómetros, para celebrar um serviço divino em Namibe, a capital da província com o mesmo nome. No sábado, dia 13 de setembro, teve lugar um serviço para ministros e uma reunião para jovens.
Acidente no caminho de regresso
O acidente aconteceu, quando estavam de regresso a Lubango: numa longa curva à esquerda, o condutor do carro, que estava totalmente lotado, perdeu o controlo sobre veículo. O carro derrapou, capotou e ficou deitado sobre o lado direito. O acidente provocou a morte do apóstolo Jadó, Makindu e Rocha Tomás, bem como do evangelista de distrito Ndofunso Toko de Luanda e da esposa do apóstolo Mbuta. Os outros ocupantes - incluindo os Apóstolos Brinkmann e Mbuta - sofreram ferimentos moderados.
Após uma noite sem dormir e muitas preocupações, o Apóstolo Brinkmann e o Apóstolo Kambinda consagraram a igreja em Lubango, no domingo, dia 14 de setembro. O serviço divino baseou-se no texto bíblico, previamente pedido em oração, de Deuteronómio 32,4: «Ele é a rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos juízo são.» 1500 fiéis assistiram à consagração com profunda tristeza.
Funeral em Luanda
No sábado à tarde, o apóstolo Brinkmann e o apóstolo Mbuta, que tinham sofrido alguns ferimentos, bem como as esposas dos apóstolos Jadó e Makindu, que também tinham ficado feridas, viajaram para a capital, Luanda.
Ainda no sábado à noite, o apóstolo de distrito Ehlebracht, transmitiu, num telefonema, a palavra de Apocalipse 14,13: «Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam.» O apóstolo Brinkmann utilizou este texto bíblico como base para o serviço fúnebre e de consolo que realizou na igreja de Luanda-Palanga na segunda-feira, dia 15 de setembro de 1997, no qual prestou homenagem ao trabalho dos falecidos: "O apóstolo Jadó praticou obras de grande alegria e elevado zelo, muitas vezes em condições adversas, e fundou comunidades prósperas no nordeste de Angola. O apóstolo Makindu praticou obras de grande diligência. Muitas vezes teve de andar 200 quilómetros a pé, para levar a Obra de Deus às aldeias mais longínquas do extremo norte de Angola. O apóstolo Tomás distinguiu-se pela sua grande coragem e audácia. O evangelista de distrito Toko foi um exemplo em paciência e ensinamentos. E a irmã Mbuta cuidava de uma grande família, que consistia em seis filhos próprios e muitos filhos de familiares falecidos que viviam na sua casa."
No decorrer da semana, os caixões foram transportados de avião para Luanda, onde o apóstolo Kambinda realizou os funerais nos dias 20 e 21 de setembro.
Foram ordenados três novos apóstolos
Num serviço divino realizado em Iserlohn (Alemanha), a 23 de novembro de 1997, o apóstolo maior Richard Fehr ordenou três sucessores para os apóstolos angolanos que perderam as suas vidas: os anciãos de distrito José Ndombele Danu, Ndomba Camunga e João Uanuke Misselo (o atual apóstolo de distrito adjunto) receberam o ministério de apóstolo e passaram a assistir os 60 000 irmãos e irmãs de fé nas áreas de trabalho dos falecidos assistentes pastorais.
© Igreja Nova Apostólica Portugal
Mit Hilfe einiger zusätzlicher Dienste können wir mehr Funktionen (z.B. YouTube-Video-Vorschau) anbieten. Sie können Ihre Zustimmung später jederzeit ändern oder zurückziehen.
Diese Internetseite verwendet notwendige Cookies, um die ordnungsgemäße Funktion sicherzustellen. Jeder Nutzer entscheidet selbst, welche zusätzlichen Dienste genutzt werden sollen. Die Zustimmung kann jederzeit zurückgezogen werden.
Nachfolgend lassen sich Dienste anpassen, die auf dieser Website angeboten werden. Jeder Dienst kann nach eigenem Ermessen aktiviert oder deaktiviert werden. Mehr Informationen finden sich in der Datenschutzerklärung.