Acontecem muitas coisas pouco bonitas, para não dizer terríveis, neste nosso mundo, que muitas vezes não conseguimos explicar. Com frequência, arranjam-se logo bodes expiatórios, para que haja alguém a quem se possa atribuir as culpas. Pode ser um povo inteiro, ou um determinado grupo de pessoas, ou um vizinho.
Se estas pessoas têm realmente alguma coisa a ver com a situação ou não é completamente irrelevante. O que importa é ter um bode expiatório que se possa odiar, sobre o qual se possa descarregar toda a raiva sobre a situação. Quanta discórdia e sofrimento já terão sido causados por esta maneira de pensar?
Nós não temos de arranjar nenhum bode expiatório, pois já conhecemos o nosso inimigo. Não são as pessoas. É o Mal! É ele que temos de combater e vencer. O maior perigo para a nossa salvação não é o mal que os outros nos fazem, mas sim a nossa reação ao mal que nos fazem. Como sempre, também aqui importa sermos cada vez mais parecidos a Cristo. Ele nem sequer teve de procurar um bode expiatório. Foi mais do que aparente quem é que O estava a julgar e atormentar e quem acabou por matá-Lo. Ele sempre continuou a poder olhar essas pessoas nos olhos. Mas Ele sabia quem era o responsável pelo Seu sofrimento. E foi por isso que Ele pôde dizer: «Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem» (Lucas 23,34) e, por isso, venceu o Seu – o nosso – inimigo, o Mal.
Impulso de um serviço divino do apóstolo maior
© Igreja Nova Apostólica Portugal
Mit Hilfe einiger zusätzlicher Dienste können wir mehr Funktionen (z.B. YouTube-Video-Vorschau) anbieten. Sie können Ihre Zustimmung später jederzeit ändern oder zurückziehen.
Diese Internetseite verwendet notwendige Cookies, um die ordnungsgemäße Funktion sicherzustellen. Jeder Nutzer entscheidet selbst, welche zusätzlichen Dienste genutzt werden sollen. Die Zustimmung kann jederzeit zurückgezogen werden.
Nachfolgend lassen sich Dienste anpassen, die auf dieser Website angeboten werden. Jeder Dienst kann nach eigenem Ermessen aktiviert oder deaktiviert werden. Mehr Informationen finden sich in der Datenschutzerklärung.