Alemanha Ocidental/Angola. O apóstolo de distrito Storck realizou quatro serviços divinos durante a sua viagem de uma semana a Angola no final de novembro – sobretudo no sul do país. A viagem foi dificultada por chuvas fortes que, em alguns casos, até impediram os crentes de viajar para os serviços divinos. Com quase 300 000 cristãos novos-apostólicos, Angola é o país com o maior número de membros da Igreja na área de trabalho do apóstolo de distrito Rainer Storck. Durante a viagem, no final de novembro de 2022, o dirigente da Igreja Nova Apostólica da Alemanha Ocidental visitou três comunidades no sudoeste do país.
A sua primeira paragem em Angola foi na cidade de Namibe, onde realizou um serviço divino festivo na comunidade "5 de Abril", no sábado, dia 26 de novembro de 2022. Namibe está localizado no sudoeste de Angola, junto ao Oceano Atlântico, a uns 200 quilómetros a norte da fronteira com a Namíbia. A província faz parte da área de trabalho do apóstolo Massamuna Bengui. Na igreja local, tinham-se reunido 500 crentes para participar no serviço divino que teve lugar às 10 da manhã.
Logo a seguir, a viagem continuou para Lubango, que fica a 200 quilómetros mais a leste e para a qual demorámos três horas. A estrada passa pela "Serra da Leba", uma cordilheira visível de longe, na província de Namibe. A estrada serpenteia até ao planalto com muitas curvas longas – a partir do nível do mar, a altitude aumenta até aos 1845 metros, num trajeto de dez quilómetros. A estrada foi construída na década de 1970 e foi asfaltada várias vezes ao longo dos anos. É muito íngreme e atinge um declive de 34 por cento em algumas rampas. Conduzir nesta estrada em dias escuros ou chuvosos é perigoso. As curvas oferecem pouca proteção lateral. É por isso que, ainda hoje, há muitos acidentes nesta estrada. Os habitantes locais chamam "belo abismo" a esta área.
Ainda antes de anoitecer, o grupo de viajantes chegou em segurança a Lubango, a capital da Província de Huíla e a segunda maior cidade de Angola, depois de Luanda. No domingo de manhã, o apóstolo de distrito celebrou aqui um serviço divino no pavilhão "Benfica" com mais de 1000 participantes.
Depois de um lanche, a viagem continuou de carro até Benguela. A cidade fica mais a norte, na costa do Oceano Atlântico. A viagem de 360 quilómetros demorou seis horas.
Na segunda-feira de manhã, às 10 horas, o apóstolo de distrito realizou um serviço divino na comunidade de Catumbela, no qual participaram 350 crentes. Alguns dos crentes não conseguiram chegar ao local porque tinha chovido durante toda a noite e muitas das estradas estavam intransitáveis. Além disso, os lugares fora da igreja, debaixo das lonas de proteção solar, não estavam utilizáveis, de modo que no interior do edifício todos tiveram de se chegar para mais perto uns dos outros para que todos pudessem participar no serviço divino sem se molhar.
À noite, o grupo regressou de avião a Luanda, que fica a 430 quilómetros de distância de Catumbela. Na terça-feira, o plano previa reuniões na administração da Igreja para falar do orçamento. Além disso, o apóstolo de distrito também se reuniu com o seu adjunto João Uanuque Misselo e o chefe da administração, o apóstolo João Carlos da Cruz Mafo.
O ponto alto da visita do apóstolo de distrito foi o serviço divino na quarta-feira, dia 30 de novembro de 2022, às 11 horas no pavilhão "Multiuso", para os crentes da área Luanda-Kilamba. Este serviço divino também foi afetado pelo mau tempo. Muitas ruas de Luanda estavam inundadas, tornando impossível a alguns dos crentes lá chegarem. Mesmo assim, participaram mais de 1500 crentes. Desta vez, também estiveram presentes todos os apóstolos de Angola.
O apóstolo de distrito oficiou o serviço divino, tendo por base o texto bíblico de Salmos 145,17: «Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e benigno em todas as suas obras.» Também aqui, a prédica foi traduzida frase por frase pelo apóstolo Dimitrios Diniz do alemão para o português. Outras contribuições à prédica foram dadas pelo apóstolo de distrito adjunto Misselo e o apóstolo Mafo.
No serviço divino, o apóstolo de distrito nomeou seis bispos para as províncias de Quando Cubango, Malanje, Uíge, Cabina, Namibe, assim como Lunda Norte A.
Na quinta-feira, foram realizadas as Assembleias Gerais da Igreja Nova Apostólica Angola e da organização humanitária ANAC. Além disso, foi realizada na administração da Igreja em Luanda-Palanca uma reunião com os 18 apóstolos e 25 bispos que trabalham no país.
O voo para São Tomé e Príncipe estava programado para sexta-feira de manhã, mas acabou por ser adiado três vezes pela companhia aérea estatal TAAG. Em vez de descolar conforme previsto, às 10:30 da manhã, o avião só descolou à 1 da manhã. Mesmo assim, o Dia da Juventude no arquipélago pôde ser realizado, conforme previsto, no sábado (relatório ainda por publicar).
© Igreja Nova Apostólica Portugal