Cabo Verde. Na sua vista a Cabo Verde, o apóstolo maior Schneider oficiou dois serviços divinos, um no dia 25 e outro no dia 26 de fevereiro de 2023. O serviço divino que oficiou no domingo foi dedicado à preparação do serviço divino para os falecidos que iria ocorrer na semana seguinte. No sábado, dia 25 de fevereiro de 2023 oficiou um serviço divino para ministros na comunidade de Achado Mato. Para a prédica, o apóstolo maior Jean-Luc Schneider escolheu o texto bíblico da 1ª Epístola de Pedro 1,15: «Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós, também, santos, em toda a vossa maneira de viver.»
Dedicar a vida a Deus
Nas suas observações, o apóstolo maior salientou que um ministro deve dedicar a sua vida ao serviço de Deus e não apenas algumas horas por semana: "Toda a nossa conduta deve testemunhar a nossa pertença a Deus e o nosso amor por Ele. É importante não nos deixarmos desencorajar pelas dificuldades com as quais nos deparamos. Por vezes, é nosso dever mostrar aos nossos irmãos e irmãs na fé como as nossas provações nos podem ajudar a aproximar-nos de Deus e a concentrar-nos no que é realmente importante”, afirmou o apóstolo maior.
Serviço divino em Fazenda
O serviço divino de sábado, dia 26 de fevereiro de 2023 teve lugar na igreja central, que fica no bairro de Fazenda, na capital Praia. O serviço divino foi transmitido em direto na televisão pública. O texto bíblico de Mateus 5,16 serviu de base à prédica do serviço divino: «Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus.»
Na prédica, o apóstolo maior referiu-se a Jesus como a luz do mundo. "Esta luz revela às pessoas a verdadeira natureza de Deus como Pai zeloso e como Deus da graça e da misericórdia. Cristo não só pregou, mas personificou a essência de Deus através dos Seus atos.
Para além disso, mostrou às pessoas o que é, na realidade, a salvação divina: não se trata de riqueza e bem-estar terrestre, mas antes da comunhão eterna com Deus no Seu Reino, onde não existe o mal nem a morte", explicou o apóstolo maior.
Nós somos "a luz do mundo"
"Depois da ascensão de Jesus, os cristãos têm a tarefa de manter a luz a brilhar. Nós devemos mostrar às pessoas quem é Deus – não apenas com palavras, mas também através das nossas obras", exortou o apóstolo maior Schneider.
Como exemplo, ele mencionou obras de gratidão, de confiança e de esperança: "Se todos perderem a esperança, então nós, como cristãos, mostramos que não temos medo do futuro, porque sabemos: o melhor ainda está para vir. A nossa prioridade é a segunda vinda de Jesus Cristo. Tais obras são muito mais eficazes do que muitas prédicas.
Também devemos fazer brilhar esta luz no mundo do além, intercedendo pelas almas junto de Deus, porque desejamos a sua salvação. Ao fazê-lo, poderemos sentir os efeitos das orações. Muitos crentes relataram que se sentiram suportados pelas orações da comunidade em situações especiais. Deus pode fazer-nos sentir os efeitos da intercessão", salientou o apóstolo maior.
Agir com autenticidade
"Para que as nossas intercessões pelos defuntos tenham o seu pleno efeito, as obras devem corresponder às orações", sublinhou o apóstolo maior esclarecendo ao pormenor: "Tu não podes orar por pessoas de outros países ou pecadores do mundo do além, mas excluir, julgar e rejeitar os estrangeiros e pecadores nesta terra. É mais fácil orar pelos falecidos do que fazer algo pelos vivos. Mas temos de ter cuidado: através das nossas obras devemos provar que tomamos a sério quando oramos pelas almas."
Foram chamados a co-oficiar o apóstolo de distrito Jürg Zbinden e o apóstolo de distrito adjunto Arnold Ndakondwa Mhango (Malawi, Zâmbia), que acompanharam o apóstolo maior na sua visita a Cabo Verde.
Depois da celebração da Santa Ceia e da celebração da Santa Ceia para os falecidos, o apóstolo maior aposentou o apóstolo Antonio de Jesus Rocha Semedo, que esteve 38 anos ao serviço na igreja (segue relatório).
© Igreja Nova Apostólica Portugal