Herford/Dortmund. Na sexta-feira, 24 de março de 2023, o bispo Horst Simon, já aposentado, faleceu aos 86 anos de idade. Enquanto pastor, participou intensamente no trabalho missionário no Alentejo, Portugal. Mais tarde, serviu como bispo na Vestefália Oriental durante doze anos. O serviço fúnebre teve lugar a 15 de abril de 2023.
Nas últimas semanas, o estado de saúde do bispo aposentado Horst Simon tinha piorado significativamente. Por último, já só estava a receber cuidados paliativos. Na madrugada de 24 de março de 2023, partiu para o mundo do além. O apóstolo responsável pela região Norte, Stefan Pöschel, ainda tinha tido a oportunidade de celebrar a Santa Ceia com ele três dias antes de falecer.
"Os últimos anos da vida do nosso bispo foram repetidamente marcados pela doença", assim descreveu o apóstolo de distrito Rainer Storck os últimos anos de vida árduos do falecido na sua mensagem de luto. "Mas ele sempre foi e continuou a ser um lutador até ao seu fim". O bispo deixa três filhos, oito netos e um bisneto.
O funeral teve lugar a 15 de abril de 2023, às 15 horas, na Igreja Nova Apostólica em Herford, Alemanha. A pedido do falecido e dos familiares, o serviço fúnebre foi oficiado pelo sacerdote responsável que o assistia, Andreas Falk. O serviço fúnebre também foi transmitido por IPTV.
A urna foi enterrada no círculo dos familiares mais próximos.
A antiga comunidade de Bielefeld-Stieghorst foi sempre o ponto fulcral para Horst Simon, nascido em 1936, durante a sua infância, a sua juventude e o seu tempo ativo como ministro da Igreja. A sua área de trabalho expandiu-se para a região da Vestefália Oriental quando foi ordenado bispo em 1989. Durante este tempo, e já quando ainda era pastor, também serviu comunidades em Portugal, nomeadamente no Alentejo, ainda como pastor. Mais tarde também na Rússia e nos Estados Bálticos. No total, fez trinta viagens à Letónia e à Lituânia.
Horst Simon foi batizado em Bielefeld-Stieghorst, onde recebeu a bênção pela sua confirmação em 1950. A partir de 1977 começou por servir como subdiácono e diácono e a partir de 1980 como sacerdote em Stieghorst. Em 1981 assumiu a direção da comunidade de Bielefeld-Stieghorst e recebeu o ministério de pastor para a comunidade das mãos do apóstolo de distrito Hermann Engelauf em 1984. Em 1985, Horst Simon e a sua esposa Margret celebraram as suas bodas de prata.
Em 12 de novembro de 1989, o apóstolo maior Richard Fehr ordenou o pastor de 53 anos como bispo em Dortmund. Serviu neste ministério até à sua reforma a 10 de março de 2002, que também foi realizada pelo apóstolo maior Fehr.
Após a sua reforma, Horst Simon envolveu-se no cuidado pastoral da terceira idade e foi responsável pela área RNV Norte no então existente Comité da Terceira Idade. Para além do seu trabalho com idosos, Horst Simon era conhecido pela sua proximidade com as crianças. Tinha sempre uma palavra amável e bem humorada para todas as crianças.
Em 2009, o bispo aposentado Simon teve de despedir-se da sua esposa, que falecera aos 72 anos de idade - um ano antes de poderem ter celebrado as suas bodas de ouro. O serviço fúnebre, que também teve lugar na igreja de Stieghorst, foi celebrado pelo apóstolo maior Wilhelm Leber.
© Igreja Nova Apostólica Portugal