Alemanha Ocidental. Em 21 de abril de 1923, há 100 anos, Alfred Kusserow nasceu em Ennepetal-Voerde, Alemanha. Foi apóstolo ativo em partes da Renânia do Norte-Vestefália a partir de 1979. Além disso, fundou também as primeiras comunidades em Portugal e em Angola. Os primeiros anos de vida de Alfred Kusserow foram marcados por uma infância e juventude difíceis. Nascido no seio de uma família nova-apostólica, perdeu o pai aos 13 anos de idade. Apesar das dificuldades económicas que tinham, a mãe tornou possível que ele aprendesse a profissão de escriturário industrial. Depois de passar no exame, as dificuldades da família terminaram, pois ele passou a ter um rendimento fixo. Mais tarde, Alfred Kusserow fundou a sua própria empresa de transformação de plásticos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Alfred Kusserow serviu no exército alemão apenas durante alguns meses, mas depois passou 3,5 anos como prisioneiro de guerra na Rússia. Um período difícil, mas nunca perdeu a sua fé e confiança em Deus: Em retrospetiva, ele descreveu esses meses como uma aprendizagem em que aprendeu o que significava confiar em Deus em todas as situações.
Em 1952, casou-se com a sua esposa Herta. O seu desejo de terem filhos nunca foi realizado.
A 21 de fevereiro de 1954, o irmão Kusserow recebeu o ministério de subdiácono, alguns meses mais tarde o ministério de diácono e, no mesmo ano, a 19 de dezembro de 1954, o ministério de sacerdote. Cinco anos mais tarde, foi incumbido como dirigente da sua comunidade natal Wetter (distrito de Ruhr-Süd, Alemanha) e, a 12 de novembro de 1966, foi ordenado como evangelista.
A 5 de outubro de 1975, o apóstolo de distrito Emil Schiwy ordenou-o como ancião de distrito e confiou-lhe a direção do distrito de Hagen.
Para surpresa dos crentes da Renânia do Norte-Vestefália, no Domingo de Ramos, em 8 de abril de 1979, foi transmitido um serviço divino oficiado pelo apóstolo maior Hans Urwyler de Öhringen (Sul da Alemanha). Neste serviço divino, foram chamados três anciãos do distrito da RNV ao altar: o ancião de distrito Kusserow recebeu o ministério de apóstolo, os anciãos de distrito Reinhold Skielka (Hamm) e Hans Zier (Colónia) o ministério de bispo.
Uma semana depois, no Serviço Divino de Páscoa em Colónia-Ehrenfeld, o apóstolo de distrito Schiwy apresentou o apóstolo Kusserow e o bispo Zier como os assistentes pastorais agora responsáveis pela área de Colónia e pelo Bergisches Land.
Depois de o apóstolo maior Urwyler ter confiado Portugal como o primeiro "país missionário" à área de apóstolo da Renânia do Norte-Vestefália, em 1981, começaram também as atividades pastorais nos distritos da Igreja junto dos emigrantes portugueses que lá viviam na Alemanha, paralelamente às primeiras visitas a Portugal. Em Hagen já se realizavam serviços divinos em português há dez anos. Os membros das comunidades deste distrito contribuíram com a sua experiência no trabalho missionário. Alguns crentes viajaram 2500 quilómetros de carro até ao extremo ocidental da Europa, nas suas férias, para prepararem o primeiro serviço do apóstolo em Portugal.
Através de um português que frequentava os serviços divinos novos-apostólicos em Ennepetal, e que entretanto regressara à sua terra natal, foi possível alugar uma sala em Setúbal - cerca de 50 quilómetros a sul de Lisboa. No domingo, o serviço divino contou com 49 crentes. Nove receberam o sacramento do Santo Selamento no final do serviço divino. Este acontecimento funcionou como pedra angular para o estabelecimento da primeira comunidade em Portugal.
Em junho de 1983, Angola foi o segundo país que o apóstolo maior confiou à Igreja Regional da Renânia do Norte-Vestefália. O apóstolo de distrito marcou imediatamente o dia 25 de julho de 1983 para o início da viagem de um grupo de cinco pessoas, entre eles os apóstolos Alfred Kusserow e Armin Brinkmann.
Nessa altura, um jovem chamado Sukami Landu Ronsard tinha tentado em vão contactar a Igreja Nova Apostólica. Ele liderava um grupo de jovens devotos chamados “aspirantes”. Um amigo chamou-lhe a atenção para o facto de terem chegado a Angola apóstolos da Alemanha. Foi imediatamente ter com eles ao hotel.
A 6 de agosto de 1983, o apóstolo Kusserow oficiou o primeiro serviço divino na casa da família de Ronsard (que mais tarde se tornou apóstolo). A família Ronsard e muitos dos aspirantes receberam o Santo Selamento. O próprio Ronsard foi ordenado diácono. Assim, foi fundada a primeira comunidade também em Angola.
Com quase 70 anos de idade, o apóstolo Kusserow foi aposentado a 1 de janeiro de 1993 pelo apóstolo maior Fehr, que resumiu o ministério do apóstolo antes do ato da seguinte forma:
"Em 1945, foi capturado na Checoslováquia e o seu grupo de soldados alemães foi condenado à morte por fuzilamento. Imaginem estes momentos. Literalmente no último momento, a execução pendente foi impedida "acidentalmente” por uma patrulha americana. A seguir, esteve preso na Rússia durante 3,5 anos. Ali, na escola mais dura que se possa imaginar, o bom Deus preparou o seu futuro servo. Mas agora vem a parte mais bonita. O seu foco especial sempre foi o trabalho missionário e, assim sendo, regressou como apóstolo de Jesus precisamente àquele país onde esteve preso durante vários anos para fazer o trabalho de selamento, nomeadamente à Arménia."
No seu último co-ofício, o apóstolo Kusserow descreveu a sua atitude em relação ao Senhor e à sua missão:
"Nos últimos anos e décadas, sempre tive o desejo silencioso de que as palavras escritas pelo apóstolo Paulo a Timóteo pudessem servir de testemunho para o tempo em que servi no passado: "Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança" (2.ª Timóteo 3,10) Amém!"
Em abril de 1998, o apóstolo Kusserow pôde ainda celebrar o seu 75.º aniversário. Nessa altura, o seu estado de saúde já era precário. Por isso, viajou com a sua mulher para Bad Füssing, na Baviera, para recuperar da doença. Foi lá que morreu de paragem cardíaca na noite de 12 de maio.
Uma vez que o apóstolo maior se encontrava em viagem à Rússia, o apóstolo de distrito Hagen Wend, de Hesse, dirigiu o serviço fúnebre em Hagen-Wehringhausen a 18 de maio de 1998. A base para a sua prédica foi o texto bíblico de 1.ª aos Coríntios 15,49: "E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial."
© Igreja Nova Apostólica Portugal