Cidade do Cabo/Portugal. Um ponto alto no ano eclesiástico: O apóstolo maior Schneider celebrou o serviço divino de Pentecostes de 2023 com muitos milhares de cristãos na Cidade do Cabo (África do Sul). Várias centenas de milhares de cristãos no mundo inteiro vivenciaram o serviço divino em direto por transmissão, também nas comunidades de Portugal.
A base para o serviço divino de Pentecostes foi o texto bíblico da 2.ª epístola a Timóteo 1,7: «Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.»
Na sua prédica, o apóstolo maior falou dos efeitos do Espírito Santo, que prepara os crentes na Igreja para a comunhão eterna com Deus. "É por isso que falamos de Jesus Cristo às pessoas e as convidamos para a Igreja" explicou o apóstolo maior.
Para servir de exemplo de Cristo, explicou, seria necessário amar e servir como o Filho de Deus. "Se eu quiser entrar na eterna comunhão com Ele, tenho de servir" resumiu o apóstolo maior, referindo-se também ao lema do ano de 2023 "Servir e reinar com Cristo".
Hoje em dia, muitos acham que se tornou mais difícil levar o Evangelho à humanidade. Foi aqui, porém, que o apóstolo maior se referiu ao texto bíblico: "Não tenhas temor, cumpre a tua missão." Explicou que a Igreja é a obra do Espírito Santo, não da humanidade. "Nada pode impedir o Espírito Santo de cumprir a Sua missão."
E o apóstolo maior ainda deu mais uma certeza: "Todo o trabalho feito com o Espírito Santo nunca será em vão." Acrescentou que seria a tarefa de todo o crente permitir que, através do seu serviço, as pessoas vivenciem a comunhão com Deus e vivam sob a palavra de Deus. Neste contexto, também é importante reconhecer que cada pessoa é uma mera ferramenta na mão de Deus. Daí a exortação do apóstolo maior: "Confiem no dom do Espírito Santo!"
As demais contribuições de prédica no serviço divino de Pentecostes foram feitas pelos apóstolos John Schnabel (EUA) e Peter Lambert (África do Sul), que atuam como apóstolos de distrito adjuntos nas suas respetivas Igrejas Regionais.
O serviço divino no domingo foi o ponto alto da semana de Pentecostes. Todos os apóstolos de distrito e apóstolos de distrito adjuntos do mundo viajaram para a Cidade do Cabo para esta ocasião. Na quinta-feira e sexta-feira houve reuniões da Assembleia de Apóstolos de Distrito Internacional, o órgão de decisão máximo da Igreja.
Na noite de quarta-feira, os apóstolos de distrito e os seus adjuntos oficiaram serviços divinos em diferentes comunidades sul africanas. O apóstolo de distrito Rainer Storck (Alemanha Ocidental) visitou a comunidade de Macassar no sudeste da Cidade do Cabo. Foi recebido por uma grande comunidade com coro e orquestra.
O apóstolo de distrito adjunto João Uanuque Misselo (Angola) oficiou o serviço divino em Voorbrug, no este da cidade, e o apóstolo de distrito adjunto Stefan Pöschel em Erica East, também no este da Cidade do Cabo.
Na noite de quarta-feira, o apóstolo maior Schneider surpreendeu a comunidade de Tafelsig, na qual também foi realizado o serviço divino de Pentecostes no domingo. Os membros da comunidade ficaram visivelmente contentes com o "convidado-surpresa". Durante o hino inicial, muitos dos presentes tinham lágrimas nos olhos. Na continuação do serviço divino, os cantores do coro e os instrumentistas da orquestra deram os seus agradecimentos à direção da Igreja através de contribuições musicais impressionantes.
Também o concerto no sábado de Pentecostes na igreja de Silvertown e o serviço divino no domingo foram marcados por contribuições musicais impressionantes.
Os dois eventos foram transmitidos em direto, internamente por IPTV, e publicamente através do portal de vídeos YouTube. No YouTube, registaram-se mais de 23 500 acessos à transmissão do serviço divino no domingo nos diversos idiomas; através do portal IPTV alemão foram cerca de 3900.
© Igreja Nova Apostólica Portugal