Alemanha Ocidental. Há 40 anos, no dia 22 de maio de 1983, o apóstolo maior Urwyler ordenou dois novos apóstolos em Hamburgo: Armin Brinkmann e Horst Ehlebracht. Mais tarde, como apóstolos de distrito, ambos foram dirigentes da Igreja Regional da Renânia do Norte-Vestefália.
Armin Brinkmann tinha 34 anos quando o jovem evangelista de distrito foi ordenado como apóstolo em 1983 em Hamburgo. Horst Ehlebracht (47) tinha acabado de receber o ministério de bispo. Correspondentemente, estes atos foram uma surpresa para os crentes na Renânia do Norte-Vestefália.
Mas o dirigente da Igreja Regional dessa altura, o apóstolo de distrito Hermann Engelauf, tinha um plano em mente. Com o apoio dos novos apóstolos, queria reforçar a atividade missionária no estrangeiro. Em 1981, o apóstolo maior Hans Urwyler tinha determinado que fossem criadas comunidades novas-apostólicas nalgumas áreas assistidas pela Igreja Regional da Renânia do Norte-Vestefália. O primeiro país foi Portugal.
Além dos apóstolos Ehlebracht e Brinkmann, foi ordenado um bispo novo para a Renânia do Norte-Vestefália: Klaus-Dieter König, que mais tarde viria a ser apóstolo.
Depois da ordenação, o apóstolo maior Urwyler fez uma promessa especial aos novos apóstolos: "Que Deus vos proteja e saibam que todas as forças que quiserem destruir o vosso trabalho são mais fracas do que as forças que trazem dentro de vós."
O apóstolo Brinkmann vivenciou esta promessa várias vezes ao longo da sua vida, por exemplo, quando sobreviveu um ataque com armas de fogo, bem como vários acidentes rodoviários em Angola apenas com ferimentos ligeiros.
O apóstolo Armin Brinkmann foi responsável pelos distritos da Renânia durante muitos anos. Em 2005, no âmbito do serviço divino no edifício do Parlamento Federal em Bona, o apóstolo maior Wilhelm Leber ordenou-o como apóstolo de distrito da Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália, ou seja, como seu sucessor.
Em muitos dos territórios assistidos pela Renânia do Norte-Vestefália, o apóstolo já tinha feito grande parte do trabalho pioneiro. O facto de ter conseguido aprender rapidamente o idioma português foi lhe muito útil. Ainda enquanto apóstolo de distrito, esteve ativo em Angola, na Índia, em Cabo Verde, São Tomé e muitas outras regiões.
Em 2014, o apóstolo de distrito Brinkmann foi aposentado no serviço divino em Dortmund.
Tal como o apóstolo Brinkmann, Horst Ehlebracht também foi um missionário ávido. Entre outros locais, foi ativo em Portugal, no Brasil, nos países do Báltico e em Kaliningrado. Quando o apóstolo de distrito Hermann Engelauf foi aposentado em 1991 por motivos de saúde, o apóstolo maior Richard Fehr incumbiu o apóstolo Ehlebracht de dirigir a Igreja Regional da Renânia do Norte-Vestefália.
Em 2003, o apóstolo de distrito Ehlebracht foi aposentado – também por motivos de saúde. Na altura, o apóstolo de distrito Wilhelm Leber (Norte da Alemanha) foi escolhido como sucessor e, passado dois anos, em Pentecostes de 2005, recebeu o ministério de apóstolo maior.
Horst Ehlebracht faleceu a 6 de fevereiro de 2004 em Hiddenhausen, perto de Herford. O apóstolo maior Fehr homenageou o apóstolo de distrito no serviço fúnebre, caracterizando-o como uma pessoa que vivia o que dizia com todo o seu ser. "O seu coração pertencia à família, a sua alma ao Senhor e à Sua obra" concluiu o apóstolo maior.
© Igreja Nova Apostólica Portugal