Portugal. No domingo passado, dia 17 de setembro de 2023, a comunidade de Corroios da nossa Igreja teve a honra e a alegria de testemunhar dois eventos muito especiais. Foi ordenada a primeira diaconisa em Portugal, Wilma Tomaz Silva da Cruz, e duas crianças receberam o batismo com o Espírito Santo, um ato também conhecido como Santo Selamento. Wilma, que já está há 10 anos em Portugal e tem 27 anos de idade, é uma irmã de fé muito ativa e empenhada na Igreja. Ela é responsável pelo coro e dá aulas de confirmação. A comunidade recebeu-a com muita alegria e de braços abertos. O apóstolo Dimitrios Diniz oficiou este serviço divino, que contou com a presença de 81 participantes. Ele usou o texto bíblico de Provérbios 24,16: “Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal”.
A mensagem
Deus ajuda os justos a levantar-se das suas quedas. O justo cai frequentemente, mas está determinado a permanecer fiel a Deus. Deus concede-lhe a sua graça e levanta-o (Sl 37,24). O ímpio conhece um certo êxito na vida, mas não encontra graça aos olhos de Deus (Sl 73,3-21).
Cremos em Jesus Cristo e seguimo-lo. Porém, acontece-nos às vezes cair. Estes momentos de fraqueza não põem a nossa salvação em causa, na condição de adotarmos a atitude certa.
Cair e levantar-se
Cair é passar de uma posição elevada para uma posição baixa. Pensemos em Job. Caiu de uma posição elevada: era rico e saudável, tornou-se pobre e doente. Durante muito tempo, tentou compreender porque é que Deus agia desta maneira para com ele. Mas foi em vão. Foi só depois de ter dado ouvidos a Deus que adotou a atitude certa. Humilhou-se diante de Deus, que lhe concedeu graça.
Deus consola e levanta-nos
Nem sempre compreendemos o agir de Deus. As nossas desgraças podem até levar-nos a duvidar dele ou a ficar irritados com ele. Não é dramático, na condição de adotarmos a atitude acertada: nunca deixemos de falar com Deus e de ouvir o que nos diz. Assim sendo, Deus poderá consolar-nos e levantar-nos.
Quanto a João Batista, recusou-se a mudar a sua maneira de pensar, o que causou a sua queda. Adotemos a atitude certa: aceitemos a vontade de Deus, mesmo se não corresponder às nossas próprias ideias.
Fazemos o mal que não queremos fazer (Rm 7,19)
Jesus não nos censura por isto. Sabe que somos incapazes de viver sem pecado. O que importa é adotarmos a atitude acertada.
Não minimizemos os nossos erros a pretexto de que os outros também os cometem, ou ao pensar que Deus nos perdoará de qualquer maneira! O comportamento correto consiste em dar prova de um remorso sincero (sofremos por termos pecado) e em permanecer firmemente determinados a lutar contra o pecado.
Esta disposição permite-nos encontrar graça junto de Deus e obter o perdão dos nossos erros.
Resumo
Deus salva o justo. O comportamento acertado consiste em ser humilde e arrependido, em confiar em Deus e amá-lo.
© Igreja Nova Apostólica Portugal