Em 10 de setembro de 2023, os cristãos novos apostólicos da Alemanha Ocidental se reuniram para o Serviço Divino Central deste ano, sob altas temperaturas de verão. O apóstolo de distrito Rainer Storck, em seu sermão, encorajou a comunidade a tirar forças da comunhão e a não se deixar desmotivar pela impiedade deste mundo em relação a Cristo. O apóstolo de distrito Storck saudou os irmãos de fé presentes em Essen-Altenessen e nas muitas comunidades que acompanharam o serviço divino em direto através da internet. O serviço divino central de 2023 foi transmitido para a Bélgica, Luxemburgo, França, Países Baixos, Portugal e outros países da Europa Oriental, Médio Oriente e África. Para o efeito, o sermão foi traduzido em oito línguas diferentes.
«Todavia estou sempre contigo; tu me seguras a mão direita. Tu me guias com o teu conselho, e depois me receberás em glória.» Ele explicou o contexto em que o salmista Asaf fez a pergunta pelo porquê. Asaf estava descontente com o grande número de pessoas que não se importavam com Deus e com os Seus mandamentos e, no entanto, estavam bem na vida.
O apóstolo de distrito Storck descreveu a situação inicial do salmista: “Os blasfemadores eram admirados - e Asaf estava mal, era ridicularizado e riam-se dele”. Foi nessa situação que Asaf foi ao templo e procurou a proximidade de Deus. Depois disso, as circunstâncias não se alteraram, mas foi aí que formulou o conhecido salmo.
Existem muitas fatalidades que acontecem, a situação geral da crescente impiedade. Além disso, o lema “mais alto, mais rápido, mais longe” aplica-se em muitas áreas - e aqueles que estão na frente são admirados. As pessoas fazem as suas próprias leis e os valores do Evangelho tornaram-se menos importantes.
Existe o perigo de um pensamento se espalhar Igreja e pela comunidade: “o que é que eu ganho em prometer renunciar ao diabo do dia da minha confirmação?” Em vez de ceder a este pensamento, o presidente da Igreja Regional conselhou a fazer o mesmo que Asaf: procurar a comunhão com os crentes na Igreja.
Disse também que tinha a certeza de que Deus estava a segurar o crente pela mão direita. O apóstolo de distrito comparou este facto ao “dar as mãos” entre casais. Este é sempre um forte sinal de união para as pessoas em redor, um sinal de que pertencemos uns aos outros e de que estamos no mesmo caminho.
“Por vezes, corremos o risco de transferir demasiados fardos para o Senhor”, advertiu o apóstolo de distrito. Talvez cada um tivesse ainda algumas oportunidades de fazer algo por si próprio. Mas é claro que também há situações em que não se pode avançar sozinho, em que é preciso tomar decisões. Então é necessário pedir o conselho de Deus: “O que é que isto significa para a minha vida? O que é que isto significa para a minha fé?" Esta é a forma de tomar as decisões corretas.
No templo, Asaf tinha olhado mais longe do que apenas o momento que estava a viver. O apóstolo de distrito convidou a fazer o mesmo. “Se ficarmos com ele, se segurarmos a sua mão, se seguirmos os seus conselhos e nos deixarmos guiar por ele, então o fim não é a finitude da vida humana, mas é o regresso de Jesus Cristo na primeira ressurreição, o reino da paz e a nova criação.” É por isso que é importante: "Reunimo-nos no serviço divino em adoração, temos comunhão com Deus, orientamo-nos pelo conselho de Deus. Todavia estamos sempre contigo.”
O bispo Karl-Erich Makulla, no seu último sermão no ministério ativo, encorajou-nos a continuar a ser anunciadores de Cristo. “Não apenas na aparência, mas no fundo da nossa alma. Deus ajudar-nos-á” O apóstolo Stefan Pöschel enfatizou a importância da comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs na comunidade. “Asaf não era o único que ia ao templo com uma preocupação ansiosa - mas também não era o único que experienciava Deus.” E esta comunhão tornou o povo forte. Dessa forma, a opinião pública deixa de ter um papel importante quando se olha para o futuro."
O serviço central de 2023 teve lugar na comunidade de Essen-Altenessen (distrito de Ruhr-Mitte). A música foi assegurada por um coro de projeto em várias constelações, sob a direção de Mirco Stachowiak e Dirk Makowski: Coro masculino, coro feminino, misto e com partes a solo. O serviço divino terminou com o “Aleluia” de Georg Friedrich Händel, num arranjo de Wolfgang Amadeus Mozart.
O serviço divino foi transmitido via IPTV para as comunidades e, adicionalmente, por telefone para os doentes. 3700 espectadores acompanharam o serviço divino pela internet. No Canal YouTube da Igreja Regional serão publicados alguns excertos em breve.
Para o apóstolo de distrito Rainer Storck foi o décimo e último serviço divino central como apóstolo de distrito no ativo. Como anunciou no final do serviço divino, o apóstolo maior Jean-Luc Schneider visitará a Igreja Regional da Alemanha Ocidental três vezes em 2024: a 10 de março, o distrito de Minden, a 23 de junho, o distrito de Niederrhein, e a 29 de dezembro de 2024, o distrito de Aachen.
O apóstolo de distrito Storck disse que se iria aposentar durante o serviço divino que o apóstolo maior irá realizar em junho no pavilhão municipal de Rheinberg, a sua cidade natal. A direção da Igreja Nova Apostólica Alemanha Ocidental será então assumida pelo apóstolo Stefan Pöschel, que serve como apóstolo de distrito adjunto desde dezembro de 2022. Uma vez que o apóstolo Carsten Denker, recém-ordenado , o libertou da direção da área de trabalho Norte desde o final de julho , ele está agora disponível para assumir tarefas em toda a Igreja Regional e na área de apóstolo de distrito.
© Igreja Nova Apostólica Portugal