Dundo/Angola. Este fim de semana, o apóstolo maior celebrará dois serviços divinos em Angola. É a primeira vez que um apóstolo maior visita as cidades Dundo e Nzagi. A ordem de trabalhos inclui a nomeação de dois novos apóstolos. A visita do apóstolo maior e dos seus acompanhantes começa na noite de sexta-feira, dia 10 de janeiro de 2020, com um concerto em Dundo, capital da província angolana Lunda-Norte, no Nordeste do país. A cidade fica a poucos quilómetros a sul da fronteira com a República Democrática do Congo. Cerca de 180 000 pessoas habitam esta área, que é conhecida pela sua abundância em matérias primas. Em 1912 foram encontrados os primeiros diamantes; depois disso, a região vivenciou um enorme e rápido crescimento.
No sábado, a viagem continua rumo a Nzagi, a 100 quilómetros de distância, para o primeiro serviço divino. A cidade é de grande relevância para o desenvolvimento da Igreja Nova Apostólica no Nordeste do país: em 1986, o então apóstolo Sukami Ronsard enviou um sacerdote para esta região para formar uma comunidade. A partir daí desenvolveram-se mais comunidades novas e, passados três anos, celebraram-se os primeiros serviços divinos em Dundo.
Atualmente, a Igreja Nova Apostólica na região de apóstolo Lunda-Norte, que integra Dundo e Nzagi, compreende 180 comunidades com um total de 7400 membros. São assistidos pelo apóstolo Cabuma Dibaia Francisco.
Para o segundo serviço divino do apóstolo maior, no domingo, dia 12 de janeiro de 2020, em Dundo, está prevista a ordenação de dois novos apóstolos: o evangelista de distrito Futi Muekono tem 32 anos de idade e assumirá a região do apóstolo José Ndombele Danu, que foi aposentado em 2018. Desde então, a região Uíge-Sul tem sido assistida interinamente pelo apóstolo de distrito adjunto João Uanuque Misselo.
O pastor Domingos Francisco Suku tem 41 anos e assumirá as funções do apóstolo Capote Misselo, falecido tragicamente em setembro do ano passado (cf. relatado).
Futi Muekono nasceu a 24 de fevereiro de 1987 na província do Uíge e reside em Maquela do Zombo, cidade visitada pelo apóstolo de distrito Rainer Storck na sua última viagem em dezembro de 2019. Muekono, de 32 anos, é casado e pai de cinco filhos.
Recebeu o seu primeiro ministério com 23 anos, pelas mãos do apóstolo Danu. Em 2012, o então apóstolo Mbuta ordenou-o evangelista da comunidade Galiléia. Atualmente, é evangelista de distrito para a região Maquela Centro. Durante alguns anos, foi professor das aulas de confirmação e dirigente do coro da área de apóstolo. Hoje em dia, está principalmente ativo na assistência pastoral à juventude. A nível profissional, Futi Muekono trabalha como professor.
Domingos Francisco Suku nasceu a 24 de dezembro de 1978 no Moxico, é técnico de gestão e trabalha para o Sistema Nacional de Saúde angolano. Quando tinha cinco anos, os seus pais batizaram os seus sete filhos na Igreja Nova Apostólica. Dez anos depois, receberam o sacramento do Santo Selamento das mãos do apóstolo Mbuta. Em 1997, o então apóstolo Armin Brinkmann oficiou o serviço divino de confirmação de Domingos Francisco Suku.
Recebeu o seu primeiro ministério, o de sacerdote, em 1998. Seis meses depois, tornou-se evangelista e, em abril de 2017, pastor. Atualmente, assiste à comunidade Kuenha e é dirigente distrital da juventude na província do Moxico. Reside em Luena, é casado e tem quatro filhos.
É a primeira visita de um apóstolo maior à região Lunda-Norte. O apóstolo de distrito Rainer Storck tinha viajado àquela região pela primeira vez há quatro anos, e inaugurou uma nova igreja em Dundo para a comunidade Samaria (cf. relatado). Naquela altura, 4200 crentes assistiram ao serviço divino.
O apóstolo maior deparar-se-á com um país abalado pelo acidente gravíssimo de há quatro meses, no Este do país, que ceifou as vidas de três assistentes pastorais, entre eles o apóstolo Capote Misselo, o irmão do apóstolo de distrito adjunto Misselo. “A tristeza ainda se faz sentir no país” escreveu o apóstolo de distrito Rainer Storck na sua carta de boas-vindas ao apóstolo maior. “Eu oro para que os serviços divinos nos tragam consolo e paz.”
© Igreja Nova Apostólica Portugal