Dundo, Angola. No início do novo ano, o apóstolo maior Jean-Luc Schneider visitou Angola. Juntamente com o apóstolo de distrito Rainer Storck, viajou para o Norte do país e oficiou serviços divinos em Nzagi e Dundo, onde ordenou dois apóstolos.
O primeiro ponto no programa do apóstolo maior e dos seus companheiros foi um concerto na comunidade de Samaria, na noite de sexta-feira, 10 de janeiro de 2020. Mais de 700 participantes acompanharam as contribuições de uma orquestra da juventude, bem como de um coro misto e de um coro infantil. Os músicos da orquestra vieram de todo o país: 17 de Luanda, 45 de Lunda Sul e 30 do Moxico.
O apóstolo maior Jean-Luc Schneider e o apóstolo de distrito Rainer Storck já tinham feito uma viagem mais longa nesta sexta-feira: um voo noturno de Frankfurt tinha-os levado a eles e ao apóstolo de distrito Jürg Zbinden (Suíça) para Luanda, capital de Angola. No destino, encontraram-se com o apóstolo de distrito John Leslie Kriel (África do Sul) e o apóstolo de distrito adjunto Arnold Mhango (Zâmbia).
No aeroporto, um coro infantil deu as boas-vindas ao grupo. Já pela manhã, seguiu-se o voo de ligação para Dundo, a capital da Província Lunda-Norte, no nordeste do país. A cidade está localizada poucos quilómetros a sul da fronteira com a República Democrática do Congo. Foi a primeira vez que um apóstolo maior visitou a região.
No sábado, o grupo viajou de jipe para Nzagi. Lá, num campo de ténis, celebrou-se um serviço divino às 11h, que o apóstolo maior Schneider oficiou em inglês. 3300 crentes tinham-se reunido lá, dos quais 1000 eram crianças.
A base para a prédica do apóstolo maior foi o texto bíblico de Romanos 8,15: «Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adopção de filhos, pelo qual clamamos; Aba, Pai.»
O ponto alto do fim de semana foi o serviço divino de domingo no Dundo. Este ocorreu no estádio da Universidade Lueji A’Nkonde. 5800 crentes tinham vindo para assistir à prédica do apóstolo maior, dos quais 1750 eram crianças.
Como base para a sua prédica, o apóstolo maior Schneider escolheu o texto bíblico de 2.ª Timóteo 4,18a: «E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial;»
A mensagem central do dirigente da Igreja é que “Deus nos liberta da obra do mal através da obra de Jesus Cristo”. Segundo ele, isto acontece através do Evangelho, que ensina ao Homem a ter humildade, confiança e amor a Deus e ao próximo. Neste contexto, o apóstolo maior também abordou a questão da sustentabilidade: “O nosso amor por Deus faz-nos apreciar e preservar a obra do Criador. O amor ao próximo exorta-nos a distribuir os recursos da Terra de forma justa entre cada indivíduo e entre gerações”
Após a celebração da Santa Ceia e a celebração da Santa Ceia para os falecidos, o apóstolo maior ordenou dois novos apóstolos, conforme anunciado, o pastor Domingos Suku e o evangelista de distrito Futi Muekono.
O apóstolo Futi Muekono tem 32 anos e assumirá a área do apóstolo José Ndombele Danu, que foi aposentado em 2018. Domingos Francisco Suku tem 41 anos e sucede ao apóstolo Capote Misselo, falecido no trágico acidente em setembro (conforme relatámos).
No serviço divino, o apóstolo maior serviu em francês. A prédica foi traduzida no altar frase por frase para o português e para a língua tribal local.
Anteriormente, os organizadores estavam muito preocupados por na sexta-feira ter chovido muito durante a noite e ambos os serviços divinos serem realizados ao ar livre. No entanto, ambos os lugares, Nzagi e Dundo, ficaram secos.
Já no domingo à tarde, o grupo regressou de avião a Luanda, onde na segunda-feira estava marcada uma reunião com os 17 apóstolos que trabalham no país. Enquanto o apóstolo de distrito Storck ainda permaneceu no país por mais alguns dias, o apóstolo maior e os três apóstolos convidados regressaram logo na segunda-feira.
© Igreja Nova Apostólica Portugal