São Tomé e Príncipe. Passaram-se sete anos desde a sua última visita: agora, no início de setembro de 2021, o apóstolo maior Schneider fez a sua segunda visita aos cristãos novos-apostólicos das ilhas São Tomé e Príncipe. Durante a sua visita, também oficiou um serviço divino para os jovens. «Deus ama-vos – de todo o coração e incondicionalmente», disse o apóstolo maior Jean-Luc Schneider aos 800 jovens que no sábado, dia 11 de setembro de 2021, se tinham reunido no polidesportivo Água Creola em São Tomé. «Deus tem grandes planos contigo: Ele quer que te tornes forte nesta terra, que tenhas sempre paz no coração e que sejas uma bênção para outros.» No fim dos seus pensamentos introdutórios, o apóstolo maior ainda acrescentou que a intenção de Deus consiste em levar os seres humanos para o Seu reino.
A base para a prédica foi o texto bíblico de Lucas 5,4.5: «Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhámos, mas sob a tua palavra lançarei as redes.»
Na continuação, o apóstolo maior mencionou algumas conclusões que se podem retirar deste acontecimento bíblico e aplicá-las na sua própria vida. Os filhos de Deus são chamados para servir ao Senhor. «E fazemo-lo praticando o bem ao próximo, colaborando dentro da Igreja e proclamando o Evangelho», assim os três exemplos que referiu.
O apóstolo maior sublinhou várias vezes que é importante não encararmos a ajuda de Jesus como um automatismo. Cada crente tem de fazer a sua parte – tal como Pedro, que não recebeu simplesmente dinheiro de Jesus, mas ia para o mar para pescar e ganhar o seu pão de cada dia.
«Se quiseres ser feliz no teu matrimónio, tens de fazer algo por ele. Tens de amar a tua esposa ou o teu marido e servir-lhe, arranjar tempo para a tua esposa, o teu marido, os teus filhos», assim concretizou o apóstolo maior o que queria dizer. «Tens de trabalhar, combater o Mal, tens de por de parte o que não condiz com Deus», assim exortou os jovens crentes. Se cada um investir a sua parte, então Deus a poderá abençoar. «Então, Ele cuidará de nós: da nossa salvação e da nossa vida terrena.»
No fim, Pedro tornou-se um «pescador de almas». Era suposto ele proclamar o Evangelho e levar as pessoas a Jesus. «Nós também fomos chamados para prestar este serviço», relembrou o apóstolo maior os jovens. «Proclamemos o Evangelho hoje, por palavras e atos. Sejamos um testemunho para todas as pessoas, então Deus abençoará o nosso trabalho.»
O apóstolo de distrito Wolfgang Nadolny e o apóstolo de distrito Rainer Storck, que acompanharam o apóstolo maior nesta viagem, também co-oficiaram no serviço divino. Depois do serviço divino, alguns jovens apresentaram uma peça de teatro sobre o encontro de David com Golias.
O apóstolo de distrito Storck já tinha viajado para São Tomé e Príncipe uns dias antes da chegada do apóstolo maior. No dia 9 de setembro de 2021, oficiou um serviço divino para as «mamãs», as mulheres das comunidades.
As «mamãs» são um grupo de mulheres organizadas que cuidam intensamente das famílias, da assistência pastoral a jovens, do canto, do ensino e de muitos outros aspetos em muitas comunidades africanas. 173 crentes participaram no serviço divino em Vila Maria.
Depois do serviço divino de domingo, o apóstolo maior ainda se reuniu da parte da tarde com os ministros distritais que trabalham nas ilhas de São Tomé e Príncipe, para conversarem juntos. À noite, o apóstolo maior e os dois apóstolos de distrito regressaram a casa, fazendo antes escala em Accra (Gana) e Lisboa.
O apóstolo Diniz ainda permaneceu até ao dia 19 de setembro em São Tomé e Príncipe, a sua nova área de trabalho para a qual o apóstolo maior lhe tinha dado a responsabilidade durante a sua visita.
© Igreja Nova Apostólica Portugal