Alemanha Ocidental. Em 1983, o apóstolo maior Urwyler encarregou a Igreja Regional Renânia do Norte-Vestefália com a tarefa de fundar novas comunidades noutros países de língua oficial portuguesa, além de Portugal. Há 40 anos iniciou-se a atividade missionária em Portugal, mas também em Cabo Verde, Angola e São Tomé e Príncipe.
Depois da fundação das primeiras comunidades portuguesas em 1981, a atividade missionária da Igreja Regional Renânia do Norte-Vestefália foi ampliada para as Ilhas pertencentes a Portugal – os arquipélagos dos Açores e da Madeira, bem como Macau (1984) no Sudeste da Ásia. A pedido do apóstolo maior Hans Urwyler, juntaram-se a estas áreas o arquipélago de Cabo Verde, em 1982, São Tomé e Príncipe, em 1983, e depois Angola, no continente africano, mas também o Nordeste do Brasil.
O apóstolo de distrito Hermann Engelauf tinha grande empenho em que os ministros que pudessem assumir funções de responsabilidade nos países assistidos pela Renânia do Norte-Vestefália fossem nativos do país em questão. Três pioneiros receberam o ministério de apóstolo a 25 de agosto de 1985 em Bielefeld: Manuel Luiz para Portugal, Sukami Landu Ronsard para Angola e Nicoló Augello para o Brasil. Assim, o primeiro patamar do trabalho missionário foi alcançado.
O apóstolo de distrito tinha conhecido Manuel Luiz na sua primeira viagem a Portugal em fevereiro de 1982. Ele estava à procura de uma casa que pudesse comprar para servir de igreja com um apartamento para morar. Durante uma viagem de táxi por Lisboa, um edifício em construção captou a sua atenção. Ao aceder à obra, encontrou o mediador, que estava sentado à sua secretária a ler a Bíblia. Depois de o apóstolo de distrito ter expressado a sua intenção, Manuel Luiz respondeu: “Tenho um edifício melhor para si!” Dirigiram-se até Sassoeiros, onde havia um edifício em construção que podia ser adquirido e modificado de acordo com as preferências.
A pedido do apóstolo de distrito, Manuel Luiz foi com ele e o apóstolo Skielka para o Sul de Portugal, onde visitaram alguns terrenos e, em seguida, fizeram o mesmo na zona do Porto. O voo de regresso do Porto atrasou-se um dia por conta do nevoeiro, o que serviu de motivo para que Manuel Luiz, ao regressar ao seu local de trabalho, fosse despedido. O apóstolo de distrito Engelauf empregou-o como responsável pela construção em Portugal, área em que se esmerou.
Os apóstolos Alfred Kusserow e Armin Brinkmann conheceram Sukami Landu Ronsard no verão de 1983. Ronsard dirigia um grupo cristão na capital Luanda, os chamados “Aspirantes”. Os apóstolos celebraram os primeiros serviços divinos novos-apostólicos com este grupo. Muitos receberam o sacramento do Santo Selamento e Ronsard foi ordenado como diácono e, pouco tempo depois, como sacerdote.
Nicoló Augello era de origem italiana, mas trabalhou durante muitos anos como arquiteto no Brasil. Em criança, a sua esposa nova-apostólica tinha emigrado para o Brasil com os seus pais e foi lá que conheceu o seu marido, quando frequentava a universidade. Em 1982, regressaram para Alemanha com os seus filhos e radicaram-se em Regensburg. A pedido do apóstolo de distrito Engelauf, a família mudou-se para Dortmund. Na administração, assumiu a responsabilidade pela construção de igrejas no Brasil. Ele também queria contribuir como ministro e serviu como diácono, pastor e ancião de distrito, antes de ser ordenado como apóstolo pelo apóstolo maior Urwyler.
Além de todos estes eventos positivos também houve momentos de angústia: por exemplo, em Portugal, um intérprete teve um acidente de carro durante a viagem de regresso a casa, depois de um serviço divino, que custou a vida à sua filha e causou graves ferimentos a ele e à esposa. Pouco tempo depois, o pastor Heinrich Pütz de Colónia faleceu num acidente de viação em Portugal.
Em Angola, em 1989, os apóstolos Brinkmann e Ronsard viajavam de carro quando foram emboscados. O apóstolo Ronsard faleceu devido aos ferimentos de bala, o apóstolo Brinkmann ficou ferido, mas ainda conseguiu chegar a uma estação missionária, onde obteve ajuda.
Uma vez que o trabalho em Angola tinha de continuar, a 12 de novembro de 1989, o apóstolo maior Fehr ordenou os anciões de distrito Manuel Mbuta e Miguel Jado como apóstolos em Iserlohn, Alemanha. Face às novas tarefas necessárias no contexto do trabalho missionário, o bispo Klaus Dieter König e o evangelista de distrito Bernd Klippert e, para Cabo Verde, o ancião de distrito António Rocha Semedo receberam o ministério de apóstolo.
O pior desastre em Angola ocorreu no dia 13 de setembro de 1997. Numa longa curva para a esquerda, o jipe da Igreja, que vinha cheio, capotou durante a viagem de regresso de Namibe para Lubango. Este acidente custou a vida de três apóstolos, um evangelista de distrito e à esposa do atual apóstolo aposentado Mbuta. O apóstolo Brinkmann e o então ancião de distrito Mbuta sofreram ferimentos leves.
Pouco tempo depois, o apóstolo maior determinou novas áreas de trabalho missionário: a América do Sul e Central (Guiana Francesa e Martinica/Guadalupe), o Sudeste da Ásia (China e Vietname), bem como o Leste europeu (a partir de 1990). Sobretudo os antigos estados da União Soviética, bem como a própria Rússia formaram um ponto central das viagens missionários depois da queda da Cortina de Ferro.
A partir de 1993, a Renânia do Norte-Vestefália também passou a estar ativa no Norte da Índia. Neste local, a atividade missionária já tinha começado 20 anos antes. Na altura, a Igreja do Canadá tinha assumido a assistência a 250 comunidades com 30 000 membros.
Devido a uma doença cardíaca, o apóstolo de distrito Engelauf aposentou-se a 13 de outubro de 1991. O apóstolo de distrito Horst Ehlebracht assumiu a direção da Área de Apóstolo Renânia do Norte-Vestefália.
Com a fusão das Igrejas Regionais Renânia do Norte-Vestefália e Hessen/Renânia-Palatinado/Sarre, em 2018, o número de países e regiões assistidos no estrangeiro duplicou-se. Hessen, com o seu apóstolo de distrito Gottfried Rockenfelder, foi o primeiro distrito de apóstolo europeu a fazer trabalho missionário no mundo inteiro. No início da década de 1950, o apóstolo maior Bischoff tinha incumbido o apóstolo de distrito Rockenfelder da tarefa de prestar assistência a todos os cristãos novos-apostólicos, nos sítios onde não tivessem acesso a serviços divinos. Todos os meses recebiam cartas de assistência pastoral. Desta forma, obtivemos contactos no Médio e Extremo Oriente, onde foi possível fundar algumas comunidades.
Formaram-se grandes distritos no Gana e na Nigéria, que mais tarde viriam a ser atribuídos à Igreja Regional Sul da Alemanha. Alguns países de língua oficial francesa, porém, mantiveram-se na Área de Apóstolo e, hoje em dia, são uma parte essencial dos países assistidos pela Igreja Regional Alemanha Ocidental.
Atualmente, o apóstolo de distrito Rainer Storck e a Igreja Regional Alemanha Ocidental, juntamente com os apóstolos responsáveis, prestam assistência às comunidades de 44 países e regiões. A Área de Apóstolo de Distrito inclui um total de 585 000 membros.
© Igreja Nova Apostólica Portugal