São Tomé e Príncipe. No fim de semana passado, o apóstolo maior Jean-Luc Schneider celebrou dois serviços divinos em São Tomé. O apóstolo de distrito Rainer Storck já tinha iniciado a sua viagem a este arquipélago da África Oriental na terça-feira passada.
Apenas uma semana antes, o apóstolo de distrito Rainer Storck tinha acabado de regressar da sua curta viagem a São Tomé e Príncipe e, agora, já estava novamente a viajar para este arquipélago. Fazendo escala em Lisboa, chegou ao estado insular no golfo da Guiné, que fica a cerca de 200 km da costa africana, na noite do dia 9 de setembro. O motivo desta segunda viagem foi a visita do apóstolo maior Jean-Luc Schneider, presidente da Igreja Nova Apostólica Internacional.
O apóstolo maior chegou na tarde de sexta-feira (hora local), onde os crentes já o esperavam ansiosamente. Os cristãos novos apostólicos estavam muito contentes, pois a última visita do apóstolo maior às ilhas já fora há sete anos. Nessa ocasião, o apóstolo maior Schneider celebrara serviços divinos em Santana e São Filipe com mais de 3400 participantes ao todo.
Dois serviços divinos no programa
Desta vez, o apóstolo maior visitou a juventude, que constitui uma parte substancial destas jovens comunidades. Este serviço divino foi celebrado no sábado, dia 11 de setembro de 2021, ao ar livre, no complexo desportivo em Água Creola inaugurado apenas duas semanas antes. Para o domingo estava planeado um serviço divino na igreja em Santana.
Em São Tomé e Príncipe, a Igreja Nova Apostólica também se empenha muito a nível social. Em 1996 foi construído um posto médico no terreno da Igreja em Santana. Mais tarde, este ainda recebeu um laboratório para a prestação de cuidados médicos gerais. Entretanto, uma ginecologista vai ao posto médico três vezes por semana; para a realização das consultas no posto médico, a NAK-karitativ, a instituição de caridade da Igreja Nova Apostólica, ofereceu um aparelho de ecografia.
Em 2003, um profissional técnico odontológico viajou da Renânia do Norte-Vestefália para São Tomé e começou a montar um posto de odontologia. Nos anos seguintes, o posto continuou sempre a crescer. Outros técnicos odontológicos e dentistas viajaram regularmente e sem vencimento para a ilha, para formar pessoal e instalar os aparelhos adquiridos e doados. Esta ação também foi apoiada a nível financeiro pela NAK-karitativ, que adquiriu aparelhos para a produção de próteses e financiou a formação do pessoal na Alemanha.
Hoje em dia, o posto de odontologia pertence à organização humanitária ANAC (Acção Nova Apostólica de Caridade) e é o mais moderno do país. Duas salas de tratamento e uma sala adicional encontram-se à disposição da população para fins de destartarização. Além disso, existe um departamento para a produção de próteses dentárias. O problema principal na ilha é a perda das coroas dentárias devido ao consumo de cana de açúcar e de frutos ácidos, por parte da população. Os cuidados com a higiene oral ainda são novidade em muitas regiões deste país. Muitas pessoas perdem os seus dentes ainda antes de chegarem a adultos.
Em 2007, a Igreja iniciou um projeto de agricultura chamado Terra Batata. Para tal, adquiriu um terreno de cerca de 17 hectares na área montanhosa da floresta subtropical, que atualmente também pertence à ANAC. Neste terreno, são cultivados legumes, café e pimenta. Também conta com uma capoeira com galinhas poedeiras e este ano ainda será feita uma ampliação para também se poder criar frangos para consumo. Atualmente, o projeto alimenta onze famílias e também é apoiado pela NAK-karitativ.
A primeira comunidade no estado insular da África Ocidental foi inaugurada há cerca de 35 anos pelo apóstolo angolano Sukami Landu Ronsard. Nos tempos que se seguiram, o então apóstolo Armin Brinkmann prestava assistência às comunidades em crescimento. No dia 6 de dezembro de 1990, o governo concedeu finalmente o reconhecimento oficial à Igreja Nova Apostólica. A partir daí, passou a ser possível adquirir propriedades e construir as primeiras igrejas.
No âmbito da visita do apóstolo maior Wilhelm Leber em 2007, São Tomé e Príncipe recebeu o seu primeiro apóstolo local. Massamba Diambu Tuku já se tinha destacado em 1988, aquando da visita do apóstolo de distrito Hermann Engelauf, como ajudante empenhado, e , pouco depois, recebeu o ministério de evangelista de distrito. Nos tempos que se seguiram, viajou frequentemente com o apóstolo Brinkmann para a ilha e apoiou o apóstolo António de Jesus Rocha Semedo (Cabo Verde) na assistência aos crentes. Ambos prestaram um incansável trabalho de pioneiro, visitaram as pequenas comunidades muito dispersas e foram até aos mais ínfimos recantos da ilha.
O apóstolo Tuku dirigiu a Igreja Nova Apostólica em São Tomé e Príncipe com muito empenho e dedicação, fundou muitas comunidades e contribuiu para que a Igreja gozasse de uma boa reputação junto dos órgãos do Estado. Antes de se tornar empregado da Igreja, trabalhava como procurador geral da república.
Atualmente, mais de 19 000 cristãos novos-apostólicos vivem nas duas ilhas. Isto corresponde a cerca de dez porcento da população. Em São Tomé e Príncipe, a Igreja tem 192 comunidades, subdivididas em 17 distritos.
© Igreja Nova Apostólica Portugal
Mit Hilfe einiger zusätzlicher Dienste können wir mehr Funktionen (z.B. YouTube-Video-Vorschau) anbieten. Sie können Ihre Zustimmung später jederzeit ändern oder zurückziehen.
Diese Internetseite verwendet notwendige Cookies, um die ordnungsgemäße Funktion sicherzustellen. Jeder Nutzer entscheidet selbst, welche zusätzlichen Dienste genutzt werden sollen. Die Zustimmung kann jederzeit zurückgezogen werden.
Nachfolgend lassen sich Dienste anpassen, die auf dieser Website angeboten werden. Jeder Dienst kann nach eigenem Ermessen aktiviert oder deaktiviert werden. Mehr Informationen finden sich in der Datenschutzerklärung.